Estratégias de atuação durante o período de fortes chuvas – que de acordo com alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) permanecem até domingo, 24 – foram definidas durante reunião nesta sexta-feira, 22, na Prefeitura de São João da Barra. Participaram representantes das diversas secretarias que estarão no apoio à atuação operacional da Defesa Civil Municipal.

Durante o encontro ficou definida uma linha de comunicação imediata entre os setores em caso de emergência, com a designação de responsáveis de cada secretaria para atender às demandas. Entre as que poderão ocorrer estão transporte e atendimento médico, desobstrução de vias, esgotamento de pontos alagados, abrigo a pessoas desalojadas, entre outras situações.

Caminhões de esgotamento sanitário e abastecimento de água estarão disponíveis e os principais pontos críticos afetados pelas chuvas já estão identificados. Também ficou definida uma equipe de emergência para lidar com problemas de falta de energia, que pode afetar as bombas de drenagem e a equipe de poda da empresa responsável pela limpeza pública irá atuar em caso de quedas de árvores.

O Rio Paraíba do Sul segue sendo monitorado e máquinas estão disponibilizadas para desobstruir ruas e equipe para controlar o trânsito em caso de ventos fortes e ruas alagadas. A população terá acesso aos centros de emergência, mesmo em condições adversas devido às chuvas severas.

“O estado vive esse alerta e precisamos estar preparados, com toda a estrutura para o suporte à Defesa Civil, que está em monitoramento permanente. O objetivo é, caso seja necessário, atuar de forma rápida e eficiente para minimizar possíveis impactos sofridos pela população”, destacou o secretário de Segurança Pública, Anderson Campinho.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Agricultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Comunicação Social, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Saúde, Segurança Pública (Guarda Civil Municipal e Defesa Civil), Transportes e Trânsito, além de Gabinete Ouvidorias Geral. A Secretaria de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).

Fonte: Secom