Foto: Divulgação

O município de São João da Barra que está na laranja (risco moderado) atingiu ontem, 16, o recorde de casos desde o início da pandemia, sendo 41 casos em 24 horas, e acendeu novamente um alerta. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 57% e há 110 casos suspeitos, aguardando resultado de testes.

Não há criança internada com Covid-19 e no momento há 14 leitos de UTI em funcionamento, onde oito pessoas estão internadas. Somente em janeiro deste ano foram contabilizados 345 casos e 10 óbitos. Já em fevereiro o número caiu para 160 novos casos e oito óbitos, diferente dos 16 dias do mês de março que já foram registrados três óbitos e 198 casos do novo coronavírus. Nos três primeiros meses, 72 dias, foram contabilizados 703 casos e 21 óbitos.

Em 2020, foram registrados 62 óbitos e 2020 casos. O município tem o total de 2723 casos e 83 óbitos desde o início da pandemia.

São João da Barra segue com medidas restritivas para conter o avanço da pandemia, que voltou a crescer em todo o país. Dentre elas a obrigatoriedade do uso de máscaras e a proibição de aglomerações. Novas medidas restritivas poderão ser determinadas pela Prefeitura, caso os números permaneçam subindo. As autoridades de saúde pública reforçam o apelo para que a população siga as recomendações de prevenção e as determinações dos decretos e portarias do município.

A Prefeitura mantém uma central de atendimento que funciona 24 horas dias para esclarecer dúvidas relacionadas à doença. A orientação é que pessoas com sintomas leves entrem em contato com a central para obter orientações antes de se dirigirem à unidade de saúde. Os números são: (22) 99991-9234 e (22) 99991-9235.

A testagem pelo aplicativo Dados do Bem continuam sendo realizados no Ciep 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira.

De acordo com a prefeitura, ontem constava no site da Secretaria Estadual de Saúde a informação de que o município encontrava-se com todos os leitos ocupados, logo a secretaria Municipal de Saúde solicitou a correção e atualização. São João da Barra não teve 100% dos leitos de UTI ocupados em nenhum momento desde o início da pandemia.

Leia também: SJB registra o 83º óbito por Covid-19