Os casos de Covid-19 registraram uma queda entre 3 e 9 de julho, mas os óbitos aumentaram em São João da Barra. Foram 35 novos casos e dois óbitos. A média diária de cinco novos casos de Covid-19, é considerada a menor após 19 semanas. Na última semana foram contabilizados 83 novos casos e nenhum óbito.

O último boletim divulgado ontem, 09, São João da Barra registrou dois óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas: um homem de 52 anos, sem comorbidades, morador do segundo distrito, internado fora do município, e um homem de 58 anos, morador do quinto distrito. Ele apresentava comorbidades e estava internado no Hospital de Campanha Covid-19.

O município tem um total de 4.411 testes positivos para a doença desde o início da pandemia, com 3.892 recuperados e 151 óbitos. Um óbito ainda segue em investigação.

Há 16 pacientes internados, seis em leitos de UTI. Aguardam resultados de exames laboratoriais 105 casos suspeitos, incluindo um óbito. Foram descartados 6.221 casos.

A tendência de queda no número de casos da doença se confirma também em um comparativo entre as duas últimas semanas, com 57,8% a menos. Na semana anterior, entre 26 de junho e 2 de julho, foram 83 casos. Entre 3 e 9 de julho foram 35.

Em toda a pandemia, São João da Barra viveu o momento mais crítico no registro de novos casos nos meses de março e abril. Na semana entre 20 e 26 de março houve o pico de 181 casos, com média diária de 25 em sete dias. Neste caso, a diferença é de 80% para menos em relação à semana atual.

— A queda gradativa está se consolidando e hoje vivemos um cenário bastante diferente em relação ao surgimento de novos casos, que passa a refletir também nas internações e nos óbitos, já apontando para queda. Devemos isso a todo o trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido pelo município e a aceleração do calendário de vacinação, à medida que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde — explica o secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia, que destaca a importância de a população seguir com as medidas preventivas, incluindo isolamento e uso de máscara.

O município tem hoje 25.572 vacinas aplicadas, sendo 18.955 na primeira dose e 6.617 no ciclo vacinal completo (segunda dose e dose única). Na população em geral, isso representa 52% e 18,1%. Dentro do público vacinável (acima de 18 anos) os índices são de 67,3% e 22,3%.