O município de São João da Barra publicou no Diário Oficial de ontem, 07, (AQUI) que foram 498 casos diagnosticados em crianças e adolescentes do município entre o período de 2020 a 2022, sendo que 99% dos casos foram tratados a nível ambulatorial e apenas 2 casos necessitaram de internação (2020 e 2022), tendo ambos evoluído
com recuperação.
O avanço da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, que registra, atualmente, o quadro 87,4% da população geral vacinada com as duas doses, além do início da aplicação da primeira dose para as crianças de 5 a 11 anos.
Apesar da variante Ômicron apresentar maior índice de contaminação, mas demonstrando ser menos letal e com efeitos mais suaves e significativa redução nos casos de internação.
A Prefeitura de São João da Barra confirmou em março de 2021 ao site Parahybano que desde o início da pandemia foram contabilizados casos do novo coronavírus em crianças entre três meses até 14 anos.
Vacinação
Embora a Prefeita Carla Machado afirmar em sua rede social que caso tivesse filho, não deixaria vacinar, a prefeitura prossegue com vacinação infantil.
São João da Barra iniciou na última terça-feira, 25 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos. Foram 30 doses aplicadas na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nova SJB mediante agendamento.
O município conta inicialmente com 400 doses da Pfizer pediátrica para atender a demanda. A prioridade é para portadores de comorbidades e deficiência.
Na sequência a vacinação será em ordem decrescente por idade em crianças sem deficiência ou comorbidades, de acordo com o envio de novas doses ao município. O agendamento é feito com base em cadastro nas unidades de saúde.
Para realizar o cadastro, pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade de saúde de sua localidade. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e, em caso de comorbidades ou deficiência da criança, documento que comprove a condição.