Foto: Parahybano

O município de São João da Barra receberá nesta segunda-feira, 22, mais 1.710 novas doses da vacina contra o novo coronavírus, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado.

Com essa nova remessa, São João da Barra soma 6.510 vacinas recebidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Até a última quarta-feira, 17, foram aplicadas 3.663 vacinas – 2.589 da primeira e 1.074 da segunda dose.

Campos dos Goytacazes irá receber 19.760 doses da vacina Coronavac para aplicação da primeira e segunda doses. Outras 1.035 vacinas Astrazeneca serão entregues para a primeira dose.

Já Macaé receberá 7.690, São Francisco do Itabapoana 1.700 e Quissamã 1.090 para vacinação da primeira e segunda dose.

O Ministério da Saúde segue distribuindo mais de 5 milhões de doses de vacinas contra Covid-19, de forma proporcional e igualitária a todos os estados e ao Distrito Federal.

Do total de doses, pouco mais de 1 milhão correspondem à primeira remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford (Covishield), produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outras 3,9 milhões são referentes a mais um lote da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan.

Garantia da segunda dose

Ainda segundo o informe, nesta etapa de distribuição, todas as doses da CoronaVac deverão ser usadas pelos estados como primeira dose. “A recomendação vem após a garantia da estabilidade de entregas semanais das remessas de vacinas com produção nacional e matéria-prima (IFA) importada. Essa estratégia vai possibilitar a aceleração da vacinação dos grupos prioritários no Brasil e redução dos casos graves de covid-19”, informou o Ministério da Saúde

O insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac é produzido no laboratório chinês Sinovac, desenvolvedor da vacina e parceiro do Instituto Butantan.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, essa recomendação era destinada apenas para as doses da Covishield, devido ao intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda aplicação. A pasta ressalta que aplicação das duas doses de cada imunizante deve seguir o intervalo estipulado, para completar o esquema vacinal e consequente imunização.

Cronograma

O Ministério da Saúde informou ainda que já coordenou nove pautas de distribuição de vacinas desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação contra covid-19. Até o momento, foram enviadas aos estados e Distrito Federal cerca de 25 milhões de doses de imunizantes, com mais de 13 milhões de pessoas vacinadas.

Para o mês de março, há a previsão de entrega de um total de 30 milhões de doses: 23,3 milhões da CoronaVac, enviados pelo Butantan em remessas semanais e distribuídas na mesma periodicidade; 3,8 milhões da AstraZeneca/Oxford, vindas da Fiocruz; e mais 2,9 milhões de doses do mesmo imunizante adquiridos via Covax Facility, a aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde tem ainda contratos finalizados para receber 100 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech e 38 milhões de doses da Jonhson & Jonhson (produzida pela Janssen), até o fim do ano. A vacina Sputnik V também já entrou no cronograma da pasta, após contrato celebrado com a União Química, e já tem entregas previstas para abril, maio e junho.

Leia também: “Vai ser lockdown decretado agora”, disse Carla Machado