A visita faz parte do projeto Rota Caminhos do Açúcar, desenvolvido pelo consórcio nos municípios integrantes

São João da Barra recebeu, nos dias 09 e 10 de julho, o turismólogo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Bruno Barcellos, para uma visita técnica aos principais pontos de interesse turístico do município. A visita faz parte do projeto Rota Caminhos do Açúcar, que o consórcio desenvolve nos municípios integrantes.

O turismólogo foi recebido por profissionais de turismo da cidade que participaram da capacitação “Roteiros Turísticos”, ofertada pelo Cidennf, e elaboraram uma visitação aos pontos que fazem parte do roteiro criado durante o curso. O grupo passou por Grussaí, incluindo visita ao Sesc, por Atafona, onde está a Casa do Artesão Sanjoanense, realizou um passeio de catamarã, além de visitação ao centro histórico e à Reserva Caruara, entre outros pontos turístico do município.

Secretário de Turismo e Lazer de SJB, Edivaldo Machado também se reuniu com o grupo e parabenizou a iniciativa dos agentes de viagens e guias que tem trabalhado para potencializar o turismo no município. “Nosso papel, enquanto governo municipal, é fomentar o turismo, mas sabemos que para alavancar esse desenvolvimento precisamos do engajamento nos profissionais da área e dos empresários do setor e esse foi um passo importante nesse sentido”, concluiu o gestor.

Segundo o turismólogo do Cidennf, Bruno Barcellos, o município de São João da Barra é um dos importantes destinos da Rota Caminhos do Açúcar. “A cidade possui atrativos turísticos e serviços de boa qualidade, além de uma hospitalidade exemplar. A administração local tem investido no turismo como uma atividade econômica, reconhecendo seu potencial. Com o projeto turístico do Cidennf, o município se tornará ainda mais atraente e preparado para receber turistas, se consolidando como uma opção importante tanto para lazer quanto para negócios”, destacou Barcellos.

Rota Caminhos do Açúcar — O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento turístico nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, explorando uma ampla variedade de atrativos relacionados à cultura, religiosidade, gastronomia, esportes, lazer e patrimônio. O projeto não só fortalece a identidade cultural e o sentimento de pertencimento na população regional, como também contribui para o crescimento econômico da região, impulsionando o desenvolvimento dos pequenos negócios e captando recursos para ações que beneficiam todos.

Para a guia de turismo Jurema de Souza Vieira, essa foi uma uma chance de colocar em prática tudo aquilo que ela viveu no curso. “Eu tive a oportunidade de participar do curso, de teoria de excelência e de prática ímpar, com um grupo pensante e técnico. A prática foi marcante pela vivência com o Bruno e com grupo da cidade em um mesmo nível de interesse”, destacou.