São João da Barra recebeu nesta quarta-feira, 14, 500 novas doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca para a primeira aplicação. Com a nova remessa, prossegue, mediante agendamento, a vacinação por faixa de idade e dentro de grupos prioritários, que passa a incluir os trabalhadores da limpeza urbana.
Com base na listagem enviada pela empresa que presta o serviço de limpeza no município, a categoria será imunizada na próxima sexta-feira, 16, das 9h às 11h, no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira.
Os demais grupos vacinados no momento são moradores acima de 40 anos, gestantes, puérperas e lactantes acima de 18 anos. A repescagem acontece para as pessoas que integram os grupos já inseridos no cronograma, mas que ainda não receberam a dose.
O cadastro nas unidades de saúde para a elaboração do cronograma de vacinação está aberto para pessoas acima de 30 anos, que devem apresentar identidade, CPF e comprovante de residência.
Gestantes, puérperas (mulheres no período até 45 dias pós-parto) e lactantes acima de 18 anos devem fazer o cadastro apresentando também documento que ateste a condição. No caso das lactantes, declaração do profissional que acompanha a criança.
Intervalo para a segunda dose – A partir da liberação do governo estadual, São João da Barra passa a adotar o prazo de oito a 12 semanas de intervalo na aplicação entre a primeira e a segunda doses da AstraZeneca. A segunda dose já agendada, a princípio, não será adiantada. Isso poderá acontecer de acordo com o quantitativo de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Quem recebeu a primeira dose deve entrar em contato com a unidade de saúde onde foi feita a aplicação.
Fonte: Secom