Evento reuniu mais de 200 professores no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais
Mais de 200 professores do Anos Finais do Ensino Fundamental, Acelera, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Mediadores, que atuam nas escolas públicas de São João da Barra, participaram da capacitação sobre Práticas Diferenciadas no Contexto Escolar nesta quarta-feira, 7, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação do Instituto Aliança.
— A proposta é fazer o professor pensar práticas diferenciadas que não demande de recursos e atividades extraordinários, mas que ele possa usar o que ele já tem, técnicas simples desenvolvidas no dia a dia, porém de formas diferentes para tentar provocar o interesse dos alunos, deixá-los motivados e fazer com que percebam que a educação faz sentido para o futuro e realização dos sonhos — explicou a coordenadora de projetos sociais do Instituto Aliança e coordenadora local da disciplina Projeto de Vida, Luciana Oliveira.
Entre as práticas pedagógicas diversificadas transmitidas na capacitação estavam metodologias ativas e técnicas de aprendizagem participativas, como, por exemplo, a utilização de humorômetro, solicitar aos alunos que levantem a mão à proporção que vão fazendo silêncio, fazer as aulas em círculo, visando facilitar a interação e tornando a hierarquia mais horizontalizada, para que o aluno seja corresponsável em manter a disciplina e a convivência agradável na aula.
Professora de História que atua nas turmas de 7º e 8º ano da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, Vanessa Rosa foi uma das participantes da capacitação. “Essa formação continuada foi muito importante por trazer reflexões que levam os professores a desmistificar algumas ideias para que possamos entender o aluno como um todo, um ser pleno, tendo em vista que ele tem a sua bagagem de casa, na família e na rua. Saímos daqui hoje com o pensamento de reconstrução”, ressaltou.