Um ponto de coleta de óleo de cozinha usado foi implantado na última sexta-feira, 20, na Escola Municipal João Flávio Batista, em Cajueiro, quarto distrito de São João da Barra. A ação visa contribuir para conservação do meio ambiente e conscientizar sobre a importância da educação ambiental como ferramenta de mudança socioambiental.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a empresa Ecobio, através do projeto Práticas Pedagógicas Inovadoras, e será desenvolvida por tempo indeterminado. O recolhimento acontecerá de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h.

Para incentivar a prática educativa ambiental e atrair um número maior de adeptos, haverá a troca de dois litros de óleo usado de cozinha, que pode ser colocado em uma garrafa pet, por 500 ml de detergente neutro. Não só os alunos, mas toda comunidade pode participar.

A gerente de elaboração de projetos da Secretaria de Educação e Cultura, Michele Bastos, informou que, a princípio, o óleo coletado será utilizado para fabricação de sabão por uma professora, com o intuito de mostrar para os alunos o processo de transformação. O restante será recolhido pela Ecobio.

“É importante salientar que o óleo reciclado evita o entupimento de canos nas residências e consequentemente danos ao solo e à água. Além do sabão, o óleo coletado pode ser utilizado para fabricação de biodiesel, dentre outras aplicações relevantes, deixando o ambiente ainda mais saudável”, declarou Michele, ressaltando que a iniciativa sustentável tem o aval da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Fonte: Secom