Representantes da Prefeitura de São João da Barra participaram nesta segunda-feira, 26, do 1º Fórum dos Municípios da Zona Costeira do Rio de Janeiro (Fórum do Mar), realizado no Palácio Guanabara pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) e pela Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar). O objetivo foi discutir a importância da Economia do Mar e a criação de uma entidade que fomente o desenvolvimento sustentável da região.

Além de São João da Barra, 26 municípios da zona costeira estiveram presentes. Entre os assuntos abordados estavam: “Importância do planejamento espacial marinho para a economia dos municípios costeiros”, “Adesão municipal ao Projeto Orla”, “Enfrentamento do problema do lixo no mar no Brasil a partir da rede Oceano Limpo” e “Estruturação de um Fórum do Mar para debate de assuntos comuns aos municípios costeiros”.

Para São João da Barra a participação no Fórum considerada foi fundamental, pois o município possui uma forte vocação nas atividades marítimas. A cidade é pesqueira, petrolífera, portuária e turística, além de sediar diversas atividades esportivas aquáticas. As duas unidades de conservação ao longo da orla, APA das Dunas e Restingas e APA do Veiga demonstram a importância da preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável do município.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Joice Pedra, destacou que a participação no Fórum do Mar é uma oportunidade para São João da Barra atrair investimentos no setor marítimo. “O Fórum permite que o município apresente seus projetos e potencialidades para empresas e investidores interessados na economia do mar, além de políticas publicas que venham a fomentar o desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico, afirmou Joice.

Já a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, ressaltou a importância da integração entre os municípios costeiros para a proteção do meio ambiente. “O Fórum do Mar é um espaço para discutir ações conjuntas para a preservação da nossa costa, como o combate ao lixo no mar e a gestão sustentável dos recursos naturais”, ponderou.

As secretárias municipais Joice Pedra e Marcela Toledo, que representaram São João da Barra no evento, se comprometeram a trabalhar em conjunto com os demais municípios para o desenvolvimento sustentável da zona costeira do Rio de Janeiro, tendo em vista que o Fórum do Mar é um passo importante para a construção de uma política pública que beneficie todos os municípios costeiros do estado.

O evento foi presidido pelo secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, e pelo subsecretário adjunto de Economia do Mar, Felipe Peixoto, que são respectivamente presidente e secretário executivo da Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar.

Fonte: Secom