Representantes da Prefeitura de São João da Barra participaram da primeira oficina preparatória do XII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na quarta-feira, 19, no auditório da Prefeitura de Quissamã para os municípios da Região Norte Fluminense. A cerimônia estadual de lançamento do prêmio será no dia 29 de agosto, na sede do Sebrae- RJ.

De São João da Barra estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes, a subsecretária, Joice Pedra, a agente de desenvolvimento, Petrini Muniz, e o subchefe de Gabinete, Júlio César Nunes Barbosa. Do Sebrae/Regional marcaram presença as analistas: Silvia Andréa, Erica Bittencourt e Adriana Cabral e os consultores Marcus Macedo e Jarbas Modesto.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor visa identificar, divulgar e difundir práticas bem-sucedidas da administração pública municipal que contribuam para a criação e/ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável às micro e pequenas empresas e ao desenvolvimento socioterritorial dos municípios brasileiros.

“A oficina foi importante para orientar sobre as técnicas essenciais do processo de elaboração do projeto de participação na XII edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, bem como os principais fatores de sucesso capazes de elevar o grau de competitividade na premiação”, comentou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Gleide Gomes.

Entre os fatores de sucesso para participação no prêmio estão: possuir uma iniciativa ou prática inovadora já implementada ou em fase avançada de implementação; apresentar evidências claras e irrefutáveis; apresentar resultados tangíveis e mensuráveis; possuir indicadores de avaliação e monitoramento; elaborar um bom projeto: boa redação, encadeamento de escopo e informações relevantes e cumprimento integral às regras do edital.

Em julho de 2010, na gestão da prefeita Carla Machado, o município de São João da Barra foi o vencedor estadual na categoria “Formalização de Empreendimentos”, conquistando VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na época as principais ações foram a Empresa Legal, incentivo ao trabalho coletivo, intercâmbio, Cartão Alimentação e Cartão Cidadão e implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

Fonte: Secom