São João da Barra participou do Fórum da Juventude, nesta quarta-feira, 14, no Ginásio Maracanãzinho, com uma caravana formada por estudantes da rede municipal, educadores e equipe de educação ambiental. Promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade Ambiental, o evento reuniu lideranças jovens dos 92 municípios fluminenses para o compartilhamento de ideias e perspectivas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, dentro do plano e ação da Agenda 2030.

A proposta é assegurar que a próxima geração tenha voz e suas necessidades atendidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a partir de discussões dos desafios enfrentados pelas suas comunidades e a proposição de soluções inovadoras. O Fórum permitiu aos jovens participantes também aprenderem uns com os outros e com especialistas em sustentabilidade e se envolverem em projetos práticos para contribuir para o progresso dos ODS.

Os estudantes de São João da Barra que participam do Fórum representam as três escolas vencedoras da Feira Municipal de Meio Ambiente – Luiz Gomes da Silva Neto, Luiz Délio Mendonça e João Flávio Batista –, realizada no dia 6 de junho, em uma parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Educação.

“A participação de São João da Barra é uma prova do compromisso com a educação ambiental e com um futuro sustentável para as próximas gerações. Estamos avançando e é com emoção que vejo nossos jovens representando tão bem o nosso município e trazendo soluções inovadoras para os desafios ambientais que enfrentamos”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

Foto: Secom

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de atingir a Agenda 2030 no Brasil.