Núcleo de Controle de Zoonoses alerta para que cuidados sejam redobrados durante o verão

Foto: Divulgação

O verão chegou e as atenções na prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti – causador de doenças como a dengue, zika vírus e c chikungunya – devem ser redobradas. Em São João da Barra, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), mesmo seguindo as recomendações da Nota Informativa do Ministério da Saúde para adequação das ações de vigilância e controle diante da pandemia, segue atuando de forma permanente e com o trabalho de conscientização e de informação junto à população das medidas a serem adotadas.

Atualmente, os 70 agentes de combate às endemias permanecem diariamente nas ruas nos seis distritos do município. Em cumprimento às recomendações da Nota Informativa, as visitas domiciliares, que cumprem um ciclo bimestral, acontecem de forma peridomiciliar, ou seja, não adentrando às residências, se restringindo á área de frente, lados e fundos do quintal ou terreno.

Outra mudança imposta pela pandemia na estratégia no combate ao mosquito é a não realização de mutirões durante o período de verão, como vinha acontecendo nos anos anteriores. Em contrapartida, é reforçado, de acordo com o NCZ, o trabalho de checagem nos locais mais vulneráveis à proliferação, como ferro-velhos e terrenos baldios.

– Todo esse trabalho é realizado, mas o importante é que tenhamos a população como aliada, fazendo a vigilância de seu próprio imóvel e adotando medidas simples, mas de grande eficácia para que possamos ter um risco cada vez menor de contágio pelo Aedes aegypti, como não manter água parada em recipientes, colocar pequena quantidade de cloro em ralos e vasos sanitários não usados e, sob vaso de plantas, areia – explica o secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia.

O Núcleo de Controle de Zoonoses disponibiliza para o atendimento à população o número 22741-8449.

Fonte: Secom