Na primeira semana de agosto o município de São João da Barra não registrou nenhum óbito pelo novo coronavírus. Por outro lado, houve aumento de casos, subindo de 70 para 83. A média diária dos últimos sete dias no fechamento da semana foi de 11 casos.
O último óbito foi registrado no dia 29 de julho, sendo um homem de 55 anos, morador do 1° Distrito, que apresentava comorbidades e estava internado no Hospital de Campanha.
O último boletim divulgado pela prefeitura de São João da Barra trouxe mais 31 casos e contabilizou 4.715 testes positivos para a doença desde o início da pandemia. Já são 4.099 recuperados — sendo um no último boletim — e 162 óbitos.
Há cinco pacientes internados, três em leitos de UTI. Aguardam resultados de exames laboratoriais 93 casos suspeitos. Foram descartados 6.488 casos.
Nos últimos seis meses foram 253 internações no Hospital de Campanha. Em janeiro foram 26 e em fevereiro, 23. No mês de março, quando o número de casos deu sinais de aumento, foram 55, chegando ao maior número dentro de um mês em abril: 75. Em maio um número ainda alto, de 68, mas já com tendência de queda e diminuindo para 55 em junho.
Variantes
O município de São João da Barra já registrou pacientes infectados por quatro variantes, dentre elas a Delta, considerada a mais letal. Na sequência temporal os achados apontaram a circulação, em São João da Barra, das variantes P.1 (Brasil-Manaus); P.1.2; B.1.1.7 (Reino Unido) e B.1.617.2 (Índia), sendo a última detectada na última semana.
Segundo informações da Prefeitura de São João da Barra, os pacientes identificados tiveram evolução com sintomas leves, que não indicaram a necessidade de internação, e já estão recuperados.
SJB prorroga medidas de prevenção à Covid-19
A Prefeitura de São João da Barra prorrogou por mais 15 dias as medidas de prevenção e combate à Covid-19. O novo decreto entra em vigor a partir deste domingo, 1º, e mantém a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em espaços públicos e ambientes compartilhados. Também continuam valendo as medidas de distanciamento social e estão proibidas aglomerações.
Mesmo com o avanço da vacinação no município e o controle da pandemia, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população continue seguindo os protocolos de segurança, incluindo o cuidado com a higienização das mãos.