A Prefeitura de São João da Barra informou que não houve aumento de casos de síndrome gripal no município e não existem casos suspeitos da variante Ômicron. Enquanto isso, o estado do Rio de Janeiro registra um surto de gripe. A Influenza A (H3N2) provocou cinco mortes no estado do Rio de Janeiro neste ano. Em 2020 foi apenas uma morte e, em 2019, duas.
Toda população com idade acima de seis meses é imunizada contra a gripe, segundo a prefeitura acrescentando que, não é preciso intervalo de tempo para quem foi vacinado contra a Covid-19.
A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos seguintes locais: unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Açu, Campo de Areia, Carrapicho, Mato Escuro, Barcelos, Cajueiro, Grussaí e Atafona e unidades básicas de saúde (UBS) de Palacete, Quixaba e Sabonete. Na ESF Nova São João da Barra a vacinação acontece às segundas, quartas e sexta-feiras.
É necessário apresentar identidade, comprovante de residência e cartão da vacina. São João da Barra imunizou contra a gripe, 14.029 pessoas até o dia 9 de dezembro.
O município contabilizou cinco casos da variante Delta que foram identificados nas análises por amostragem.