São João da Barra foi a cidade que mais abriu vagas de trabalho no Norte Fluminense no mês de novembro. No ranking estadual, o município ficou na 8ª posição, uma à frente de Macaé, outro representante da região na lista. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) na plataforma Retratos Regionais. No mês, foram 1.217 admissões, ante 687 desligamentos — um saldo de 530 vagas.

O setor de Serviços foi o grande contratante do município, com saldo de 295 vagas, seguido por Indústria e Construção (+224). Destaque para obras de infraestrutura, com saldo de 272 vagas em novembro. Para a Firjan, o município se beneficia neste período por ser destino turístico e destaca também o Porto do Açu como grande polo de desenvolvimento local e regional.

A prefeita Carla Caputi observa que a Prefeitura de São João da Barra vem executando diversas obras de infraestrutura, o que também colabora para a criação dos postos de trabalho no município. Além disso, destaca que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico mantém contato frequente com as empresas que atuam no Porto do Açu, para parcerias na questão da qualificação e aproveitamento da mão de obra local.

— Ficamos muito felizes por ver o nosso município como o grande empregador da região em novembro, assim como tivemos saldos positivos praticamente em todos os meses anteriores no ano de 2023. Investimos em infraestrutura, em eventos turísticos e, como sempre falamos, temos certeza que são investimentos que retornam para a população. Os dados do Caged e esse recorte regional feito pela Firjan evidenciam isso — salientou Carla Caputi.

De janeiro a novembro de 2023, apenas no mês de outubro o município teve saldo negativo de 22 vagas. Ainda no cenário mês a mês, o melhor desempenho foi em março, com saldo positivo de 642 postos de trabalho. No acumulado do ano passado, ainda sem contar com os dados de dezembro, São João da Barra registrou 8.770 admissões, enquanto o número de desligamentos foi de 5.261. O saldo é positivo, de 3.509 vagas.

As 10 mais do RJ em novembro de 2023 – Entre os 10 municípios que criaram mais postos de trabalho em novembro de 2023, São João da Barra é a que tem a menor população. Estão à frente do município do Norte Fluminense, Rio de Janeiro (14.040 vagas), Niterói (1.199), Volta Redonda (1.168), São Gonçalo (758), Nova Iguaçu (635), Itaboraí (616) e Petrópolis (557). Atrás de SJB (530), fecham a lista Macaé (505) e Magé (502).

Fonte: Secom