Foto: Parahybano

São João da Barra fechou a primeira semana de vacinação contra a Covid-19 com 300 doses da Coronavac aplicadas em idosos que estão em instituições de longa permanência e em profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia. Nesta primeira etapa foram destinadas ao município 1.400 vacinas, sendo que metade desse quantitativo ficará armazenada para a segunda aplicação nas pessoas que estão recebendo a primeira dose.

A vacinação foi concluída nos dois primeiros dias nos idosos do Retiro São João Batista e Retiro Pousada Shalon. Já os profissionais de saúde estão recebendo a primeira dose durante os plantões na Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Campanha Covid-19, Centro de Combate ao Coronavírus (triagem) e também as equipes móveis e de acompanhamento.

Foto: Divulgação

A primeira etapa será finalizada até meados da próxima semana, com a imunização dos vacinadores e funcionários plantonistas das unidades de emergência e resgate.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses disponibilizadas nessa primeira fase atendem 34% dos profissionais de saúde do município.

– Por esse motivo adotamos como critério os profissionais que ainda não contraíram o coronavírus, pois estão mais vulneráveis ao contágio. Progressivamente vamos inserindo outros setores da saúde. Todos serão vacinados porque todos estão expostos. Devemos, portanto, priorizar os que se encontram diretamente em contato com pacientes infectados e os que são mais propensos a adoecer. Precisamos da compreensão de todos – explicou a secretaria de Saúde reforçando que funcionários afastados das funções por doença ou idade serão vacinados na última fase dos servidores de saúde.

O trabalho teve início na tarde de terça-feira, 19, assim que o primeiro lote chegou ao município e seguiu para as câmaras de refrigeração da Central Municipal de Armazenamento de Vacina, na Policlínica. Estão envolvidos toda a equipe de coordenação de Vigilância em Saúde, Imunização, Enfermagem e coordenadores de programas de saúde, além de vacinadores das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS).

Com o armazenamento das 700 doses restantes do total de 1.400, não existe o risco de a imunização não ser realizada de maneira completa nesse grupo prioritário.

– Devido à incerteza sobre a data da chegada da outra remessa ao município, optamos por assegurar esse estoque de 700 para garantir a segunda aplicação. Mas o município aguarda que as vacinas cheguem de forma mais rápida possível para dar continuidade à imunização – concluiu a secretaria.

Fonte: Secom