São João da Barra iniciou a vacinação contra a gripe, que prossegue até 31 de maio seguindo a campanha nacional. O atendimento acontece nas unidades de saúde do município seguindo o cronograma ao final da matéria. É necessário apresentar documento de identificação e que comprove a condição de público-alvo, sendo que menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Estão aptas a receber a vacina pessoas a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidade, com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas cumprindo reclusão ou medidas socio-educativas, trabalhadores (da saúde, educação, segurança, salvamento, transporte coletivo e rodoviário de passageiros ou cargas, do sistema prisional, portuários).

A vacina protege contra três tipos de gripe: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2, Influenza B. A influenza é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves no organismo e levar à morte.

Idosos, crianças, gestantes, portadores de comorbidades e deficiência têm maior risco de complicações, por esse motivo recomenda-se fortemente a vacinação dessas pessoas.

Comorbidades: Diabetes, hipertensão, imunossupressão, obesidade grau 3, transplantados, portadores de trissomia, asma, DPOC, bronquiectasia, fibrose cística, doença intersticial do pulmão, displasia pulmonar, hipertensão pulmonar, doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica.

Cronograma:

Segunda a sexta – 9h às 15h
ESF Atafona
ESF Barcelos
ESF Cajueiro
ESF Grussaí Centro
UBS Palacete

Segunda a sexta – 9h às 12h
ESF Grussaí Lagoa

Segunda a quinta – 9h às 15h
ESF Sede

Segunda, quarta e sexta – 9h às 12h
ESF Mato Escuro

Quarta-feira – 9h às 15h
ESF Açu

Fonte: Secom