O número de casos de Covid-19 em São João da Barra uma semana foi de 79, um pouco menor do que a primeira semana de maio onde foram contabilizados 88 novos casos. O número de óbitos continua em alta, sendo de sete em uma semana e 11 em 14 dias. O município contabiliza 3.780 casos desde o início da pandemia, com 2.846 recuperados e 119 óbitos.
O total de novos casos é o menor nas últimas 10 semanas, ficando abaixo dos 88 na semana passada e superior apenas aos 42 registados entre 27 de fevereiro e 5 de março.
Neste último boletim divulgado pela Prefeitura de São João da Barra, 27 pacientes estão internados, sendo 15 em leitos de UTI. Aguardam resultados de exames laboratoriais 160 casos suspeitos, incluindo um óbito. Foram descartados 5.496 casos.
A média é de 11,2 casos por dia.
Decreto
A Prefeitura de São João da Barra publicou novo decreto na sexta-feira, 30, prorrogando as medidas de prevenção e combate à Covid-19. As novas regras começam a valer segunda-feira, 3. Até domingo continuam valendo as medidas atuais. As principais mudanças são a autorização para a lotação máxima de assentos nos veículos de transporte coletivo de passageiros, sem a permissão de passageiro em pé, e o retorno do atendimento ao público nas repartições públicas municipais, com lotação máxima limitada a 30% do espaço físico e com agendamento prévio.
Também há mudanças para o funcionamento de estabelecimentos bancários, casas lotéricas, agência de Correios e concessionárias de serviços públicas, cujas normas constam de portaria específica da Vigilância Sanitária Municipal, publicada em 19 de abril, junto com o decreto atualmente em vigor. Todas as outras medidas do decreto atual continuam valendo.
O novo decreto, que vale até o dia 16 de maio, mantém a proibição para o transporte de passageiros em pé nos ônibus, micro-ônibus, vans e topiques. Também estão mantidas as regras de higienização dos assentos e barras, disponibilização de álcool 70% e uso obrigatório de máscara facial.
Os setores do serviço público municipal voltam a funcionar das 9h às 18h, com agendamento prévio para atendimento ao público – (22) 3199-9631. Os servidores de grupos de risco só poderão retornar ao trabalho presencial se estiverem imunizados com as duas doses da vacina e com 20 dias completados da segunda dose. Nos setores devem ser tomados todos os cuidados de higienização, distanciamento e uso de máscara.
As autoridades de saúde pública do município reforçam o apelo à população para que sejam respeitadas as medidas dos decretos e portarias municipais a fim de conter o avanço do contágio do coronavírus, não promovendo nem participando de aglomerações e seguindo todos os cuidados necessários para a proteção pessoal e de toda a comunidade.
Confira o decreto (aqui)
Leia também: SJB contabiliza 88 casos de Covid-19 em uma semana
SJB prorroga medidas de enfrentamento à Covid-19 até 16 de maio