Rodas de conversa alertam sobre riscos e prejuízos causados pelo tabagismo, principalmente entre crianças e adolescentes

As coordenações dos programas municipais de Controle de Tabagismo, de Saúde da mulher e da Criança e do Adolescente realizam neste mês de agosto rodas de conversas com o objetivo de conscientizar esses grupos sobre os malefícios do tabagismo, principalmente causados na gestação. A programação tem início na sexta-feira, 16, e prossegue até dia 30 em unidades de saúde do município e no IFF com o tema “Tabagismo – Os danos para a gestação e o bebê”.

“Nossa meta é a proteção das gestantes e das crianças contra os malefícios do tabagismo passivo e redução da prevalência de gestantes fumantes e consequentemente a mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco durante a gravidez”, explicou a coordenadora do programa de Controle de Tabagismo, Edilamar Caldas.

A campanha visa chamar atenção para o problema, pois o consumo do tabaco causa diversos malefícios, tanto para a gestante como para o bebê, e pode ter sérias complicações, como: parto prematuro, baixo peso, malformação congênita e síndrome da morte súbita ao nascer.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Confira a programação:

16 de agosto
9h – Roda de conversa (UBS Félix de Sá)

21 de agosto
14h – Encontro com a Juventude (IFF-SJB)

27 de agosto
9h – Roda de conversa (ESF Barcelos)

28 de agosto
14h – Roda de conversa (ESF Atafona)

30 de agosto
10h – Roda de conversa (ESF Palacete)