São João da Barra celebrou na terça-feira, 6, o aniversário de 347 anos de fundação da Vila de São João da Praia. De manhã houve hasteamento de pavilhões na Praça do Padroeiro São João Batista, seguido de apresentação de coral. À noite a comemoração foi no Palácio Cultural Carlos Martins, que também contou com a presença do coral e atividades culturais que contaram a história do povoamento e a instituição da Vila, que em 1850 foi elevada à categoria de cidade.

A prefeita Carla Caputi hasteou a bandeira do Brasil, acompanhada do secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, e do presidente da Câmara Municipal, Alan de Grussaí, que hastearam respectivamente as bandeiras do Estado e do Município. Secretários, vereadores, integrantes da administração municipal e a população participaram da solenidade.

Foto: Secom

“Não podemos deixar de comemorar os 347 anos de história. Essa memória deve permanecer e é preciso que seja lembrada. É isso que estamos fazendo. Celebrar esta data é enaltecer nossos antepassados, que foram os primeiros habitantes desta cidade”, enfatizou a prefeita Carla Caputi.

O coral que se apresentou nos eventos do aniversário de fundação da Vila é formado por alunos de música do Palácio Cultural Carlos Martins, com a participação dos professores Milena Amaral e Vinícius Martins. O historiador André Pinto fez uma explanação sobre os três hinos do município. O primeiro foi composto em 1950 com letra de João Rodrigues Pinto e música de Eloy Motta, o segundo, também da década de 1950, é de autoria de Aluízio Faria e o terceiro, de 2000, tem letra e música da maestrina Elza Cajueiro.

A celebração do Palácio Cultural, que contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Gil Miranda, e do chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, dentre outras autoridades, começou com apresentação da centenária Banda União dos Operários. A programação contou ainda com a coreografia “Indígena”, da professora de dança Carlatriz Lopes, em homenagem aos povos originários. O grupo teatral Kimera apresentou a intervenção cultural “Pescadores” e o ator Tarcísio Malhardes, fez a leitura de trecho do poema “Farol da Vila”.

Alunos do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea) de Mato Escuro fizeram apresentações do projeto Ópera Brasileira de Ciência e o professor de dança Arthur Lima encenou a coreografia “Negros”, em alusão ao legado do povo negro na construção do país. O evento contou também com declamação de poemas de Sandra Moore, por sua filha Soraya, e canções do grupo Encantando. Escritores presentes participaram do jogral “São João da Barra em Versos Rimados”. O cantor João Ferreira, vocalista da Banda TB-6, interpretou a música “Linda Cidade”, acompanhado do pianista Vinícius Martins.

Fonte: Secom