Diante do avanço do novo coronavírus em São João da Barra e em todo país, o Sesc Mineiro Grussaí que está localizado na cidade fluminense de São João da Barra, a 310 km do município do Rio de Janeiro, e ocupa uma área de 1.800.000 m², segue demitindo mais de 300 funcionários na tarde desta quarta-feira, 06. Uma boa parte do turismo sanjoanense era movimentado pelo Sesc.
O Sesc atualmente conta com 80 funcionários da entidade e 200 de empresas terceirizadas. O percentual de sanjoanenses empregados é de 95%. O número de hóspedes chegava a 1.200 nos fins de semana na alta temporada.
Segundo um funcionário que preferiu não ter a identidade divulgada, cerca de 20% dos colaboradores irão continuar para contagem do patrimônio e recolhimento de materiais da unidade.
– Foi divulgado um défict de milhões mesmo em funcionamento. Trabalho no Sesc há mais 10 anos e o fechamento já vinha sendo ventilado, mas eu não acreditava. Como vou fazer para cuidar dos meus filhos e sobreviver? A situação está complicada -, destacou.
Em março, uma locomotiva com 106 anos e mais três vagões do Sesc Mineiro de Grussaí foram para o município de Miguel Pereira com objetivo de compor o trem turístico. Pelo whatsApp, o site Parahybano recebeu inúmeras fotos e vídeos da locomotiva pela rodovia através de moradores entristecidos com a notícia.
Sesc Grussaí
Em 05 de janeiro de 1980, inaugurou a “Colônia de Férias do Sesc Grussaí” e duplicou sua capacidade de hospedagem, oferecendo mais espaço e conforto para os clientes. No ano de 1998, com uma linha ferroviária de 180 metros construída dentro da estrutura, a unidade foi preparada para receber mais uma atração.
A estrutura do Sesc conta com piscinas adulto e infantil, parquinho, quadra poliesportiva, ringue de patinação, pista de atletismo, quadra de areia, campo gramado e espaço oriental, com réplicas do Taj Mahal, Pagode Chinês, Esfinge e Pirâmides Egípcias. Para locação há churrasqueiras, salões, boate e centro de convenções.
A Colônia de Férias do Sesc Mineiro que existe há 39 anos ocupa uma área de dois milhões de metros quadrados. Possui 400 unidades de hospedagem e estrutura completa de lazer e convenções.
Sesc suspendeu hospedagens até final de abril
O Sesc Mineiro de Grussaí suspendeu as atividades até o final de abril. A decisão foi tomada no início desta semana e os 10 hóspedes que ainda estão no local vão embora até domingo. O Sesc possui capacidade para hospedar 2.500 pessoas e tem mais de 300 funcionários, incluindo os de empresas terceirizadas. Durante o período quem trabalha no Sesc vai cumprir rodízio, excluindo os que pertencem a grupos de risco. Os terceirizados estão em férias coletivas.
Nesta quarta-feira, 18, uma equipe da Vigilância Sanitária da Prefeitura esteve no local e reuniu-se com o gerente da unidade, Carlos Sabato Dell Aglio.
– O intuito da visita foi tomar ciência do protocolo interno que está sendo adotado como medida de prevenção ao coronavirus e verificar seu cumprimento. E o que verificamos é que as medidas adotadas cumprem satisfatoriamente as exigências sanitárias – disse a coordenadora de Vigilância Sanitária, Samia Damas, que considerou acertada a decisão de suspender os serviços.
Locomotiva centenária deixa o Sesc Grussaí e vai para Miguel Pereira
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o prefeito de Miguel Pereira, André Pinto Fonseca, em uma parceria com o presidente da Fecomércio Florêncio de Queiroz e o Sesc Minas decidiram retirar uma locomotiva com 106 anos e mais três vagões do Sesc Mineiro de Grussaí e ceder para o município de Miguel Pereira com objetivo de compor o trem turístico último mês de março. Pelo whatsApp, o site Parahybano recebeu inúmeras fotos e vídeos da locomotiva pela rodovia através de moradores entristecidos com a notícia.
A assessoria de imprensa do Sesc foi procurada pela equipe de reportagem do Parahybano e disse que o Sesc em Minas realizou recentemente, mediante solicitação da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, a doação de uma locomotiva do seu parque ferroviário para a Prefeitura de Miguel Pereira, localizada na região centro-sul fluminense. A locomotiva doada não estava em operação, apesar de estar em plenas condições de funcionamento. A iniciativa tem por objetivo apoiar as ações de fomento ao turismo no município. A doação foi feita após deliberação do Conselho Regional do Sesc em Minas. Atualmente, a unidade do Sesc Minas em Grussaí está com todas as atividades voltadas ao público suspensas em função da pandemia da Covid-19 (coronavírus).
Sobre a quantidade de vagões que foram juntos com a locomotiva, a assessoria não informou.
Leia também: Sesc de Grussaí suspende hospedagens até final de abril
Locomotiva centenária deixa o Sesc Grussaí e vai para Miguel Pereira