Servidores da Câmara de São João da Barra iniciaram nesta terça (20), um curso sobre “Sistema de Controle Interno”, oferecido pela Escola Legislativa. Entre os participantes está o tesoureiro, José Luiz Pontes da Silva Junior, que aprovou a iniciativa. “O conteúdo do curso é muito interessante e enriquecedor. A Câmara de São João da Barra está de parabéns por possibilitar que os servidores adquirem novos conhecimentos que permitirão um melhor desempenho de suas funções profissionais”, disse.

A capacitação está sendo dada pelo professor e mestre em Ciências Contábeis, João Batista da Silva, que tem grande experiência no setor público e destaca a relevância do curso. “O sistema de controle interno é um conjunto de controles estabelecidos nos diversos sistemas administrativos da estrutura organizacional. Ele é importante para a prevenção de falhas, evitando que problemas ocorram no dia a dia da atividade administrativa no âmbito do Poder Legislativo”, disse João.

Foto: Raphaella Viana

A grade de aulas foi elaborada de forma setorizada, visando atender as especificidades de cada departamento. Nesta terça, passaram pelo treinamento os setores de controle interno, contabilidade, financeiro, patrimônio e almoxarifado. “O professor conseguiu trazer para leigos e não leigos a essência do que é o sistema de controle interno; tão importante e necessário para o poder público, inclusive, previsto na nossa Constituição”, observou o assessor de controle interno da Câmara, Simey Vieira.

Além de aulas expositivas para contextualização do conceito de sistema de controle interno que será implementado pelo Legislativo, a metodologia do curso contará, ainda, com atividade de mentorias em grupo para analisar os sistemas administrativos. Os próximos setores que vão passar pela capacitação são: transporte, licitação, jurídico e recursos humanos e comunicação. “Nosso objetivo é colocar o sistema de controle interno da Câmara funcionando e atualizando-o de acordo com as novas mudanças que vêm surgindo a cada tempo”, destacou o presidente da Casa, Elisio Rodrigues. A Escola do Legislativo foi criada em março deste ano e já promoveu um curso sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

 

error: Conteúdo Protegido.