“Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” é o tema da feira, que acontece no próximo dia 24, no Ciep 265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira

“Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” é o tema da XII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FeMuCTI), que acontece na próxima , quinta-feira, 24, no Ciep 265 Municipalizado Profª Gladys Teixeira, em São João da Barra, das 9h às 16h. Promovida pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra, o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a feira é aberta ao público e contará com a participação de 12 escolas do Ensino Fundamental – Anos Finais, além do IFF.

O tema da feira reflete a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a rica biodiversidade brasileira, bem como os conhecimentos tradicionais das comunidades que habitam estes biomas. A proposta também destaca o papel transformador das tecnologias sociais desenvolvidas a partir desses saberes, voltadas para soluções sustentáveis e inclusivas.

Serão apresentados 12 projetos do Ensino Fundamental – Anos Finais e mais três projetos do Instituto Federal Fluminense (IFF), totalizando 45 expositores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos também marcará presença, além do Clube de Astronomia Louis Cruls, coordenado pelo professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Marcelo Souza.

Para a secretária de Educação, Angélica Rodrigues, “a XII FeMuCTI proporciona aos nossos alunos uma oportunidade única de conectar o aprendizado teórico à realidade ambiental do nosso país. Ao explorar a biodiversidade dos biomas brasileiros, eles ampliam sua compreensão sobre preservação e inovação, desenvolvendo um olhar mais crítico e consciente para os desafios que enfrentaremos no futuro. Eventos como este são fundamentais para inspirar novas gerações a se tornarem protagonistas na construção de soluções sustentáveis”.

Fonte: Secom