A pré-candidata Carla Machado (PP) venceria com folga a disputa pela Prefeitura de São João da Barra, em qualquer cenário, se as eleições fossem hoje. Isso é o que aponta a mais recente pesquisa do Instituto Pro4, realizada entre os dias 8 e 10 de julho, com 426 sanjoanenses. A vantagem de Carla sobre o atual prefeito Neco (PMDB) é superior à divulgada pelo mesmo instituto no início de maio. A possibilidade de um confronto entre Carla e o vereador Franquis Areas (PR) também foi consultada, mas, considerando a margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado é praticamente o mesmo. E se a vantagem é ampla nos números da pesquisa, Carla precisa antes resolver uma questão no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo nota da jornalista Berenice Seara, do jornal Extra, a ex-prefeita de SJB estaria entre os prefeitáveis que aguardam a revisão de processos para sair da lista de inelegíveis do Tribunal.
Na pesquisa espontânea do Pro4 neste mês, Carla aparece com 50,2% das intenções de votos, ante 9,9% do atual mandatário do município. O vereador Elísio Rodrigues (PDT), que não é pré-candidato a prefeito, foi citado por 0,5% dos entrevistados. Brancos e nulos somam 2,3%, não souberam ou não responderam, 37,1%. Na pesquisa divulgada em maio, Carla aparecia com 48,4%, Neco com 13,6% e o ex-prefeito Betinho Dauaire (PR) tinha 0,7%.
No cenário estimulado neste mês, tendo Carla e Neco como adversários, a ex-prefeita aparece com 71,1%, contra 12,4% de Neco. Brancos e nulos são 3,1%, enquanto 13,4% não sabem ou não responderam. Em maio, ela tinha 61,5%. O atual prefeito somava 15,5%.
Descartados os votos brancos, nulos e os indecisos, Carla chega a 85,1%, ante 14,9% de Neco. Em maio, a diferença era um pouco menor: 79,9% a 20,1%.
De maio a julho, muitas mudanças ocorreram no cenário político. Betinho descartou a possibilidade de ser candidato a prefeito ou o vice de Neco. O prefeito decretou emergência econômica no município, adotando medidas impopulares, e em reunião com o seu grupo falou sobre a possibilidade de não ser candidato. Nesse meio tempo, Betinho lançou Franquis como possível nome do PR na disputa.
No cenário com Franquis como candidato do grupo governista, Carla tem 70% das intenções de votos, enquanto o vereador do PR chega a 10,1%. Brancos e nulos somam 4,2%, enquanto 15,2% não sabem em quem votar ou não responderam. Nos votos válidos, Carla tem 87,4%, ante 12,6% de Franquis.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-04190/2016.
Rejeição — Em avaliação de cada pré-candidato a prefeito de SJB, o Pro4 aponta que o prefeito Neco tem rejeição de 73,2%, enquanto Franquis aparece com 34,3% e Carla, 11,5%.
Tribunal vai revisar contas da pré-candidata
A jornalista Berenice Seara, em sua coluna no jornal Extra dessa segunda (18), destacou que às vésperas do registro de candidaturas e da divulgação da relação de políticos inelegíveis, o TCE vai revisar as contas de políticos que estariam impedidos de concorrer. Segundo a coluna, entre eles está Carla Machado. A coluna informou que ela teve as contas rejeitadas pelo colegiado em 2011, mas pediu a revisão em abril.
As contas são de gestão, diferente das que foram aprovadas na Câmara dos oito anos (2005-2012) da administração de Carla. Em 2014, ela concorreu ao cargo de deputada estadual, teve os votos validados e foi diplomada como suplente pela Justiça Eleitoral.
Nas redes sociais, Carla comentou sobre a nota. Disse que a inelegibilidade citada é uma “possibilidade remota” na qual seus adversários estão apostando. Ela aproveitou para “alfinetar” o grupo governista, já que um secretário de Neco teria amizade com a jornalista que publicou a nota: “Até agora ninguém sabe quem concorrerá conosco como prefeito e vice”.
Fonte: Folha da Manhã