Demonstrativos financeiros e orçamentários das receitas  e despesas foram apresentados

DSC_3735A prefeitura de São João da Barra através da secretaria de Saúde realizou, na última terça-feira, 10, audiência pública com os demonstrativos financeiros e orçamentários das receitas e despesas, além da prestação de contas de metas físicas do primeiro quadrimestre deste ano em cumprimento à Lei 141 de janeiro de 2012. A secretária de Saúde, Denise Esteves, aproveitou a ocasião para divulgar futuros investimentos como, no caso, dos 10 leitos de UTI que serão instalados no Centro Municipal de Emergência.

Durante a audiência, o relatório orçamentário apresentado divulgou as receitas oriundas do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual (SES), além dos investimentos do recurso próprio.

Diante das metas físicas foi apresentado o quantitativo de atendimentos através das unidades de saúde que, neste primeiro quadrimestre, registrou 60.252 atendimentos através dos serviços do Programa Saúde da Família (PSF’s), 37.120 nas Unidades de Emergência e 13.604, nas Unidades Básicas de Saúde.

– Atualmente estamos reorganizando a rede de profissionais, além de estarmos também fortalecendo os serviços nos PSF’s para que possamos prevenir a nossa população de futuras doenças – disse a secretária.

O avanço no número de atendimentos do Centro Municipal de Fisioterapia também ganhou destaque durante a apresentação. Nestes quatro meses foram 6.656 atendimentos, sendo que, deste total, 1.123 são de serviços domiciliares. Outro programa que marcou avanço neste período foi o do Tabagismo, onde atualmente 258 pessoas encontram-se em tratamento e apenas 13 não deram continuidade.

Através do programa Saúde da Mulher foram registradas 440 marcações para mamografia apenas neste primeiro quadrimestre. A secretária aproveitou para relatar que já está sendo estudado um atendimento diferenciado para as gestantes em todo o município. “Vamos fazer um trabalho onde contenha a vigilância nutricional das gestantes, acompanhamento odontológico, entre outros serviços, que também aumentarão a qualidade de vida das mesmas”, disse.

Ao final da apresentação do relatório, a audiência pública foi aberta aos posicionamentos dos usuários, assim como vereadores presentes.

 

Fonte: Secom – SJB