Na quinta-feira, 29, a Secretaria de Saúde de São João da Barra realiza o 1º Encontro de Acolhimento para Famílias Atípicas, às 15h, no local onde funcionará o Centro Terapêutico Pedro Machado, na Rua Professora Gladys Teixeira, 98, bairro Água Santa, que será apresentado à população. No acolhimento, serão passadas informações para agendamento de diagnóstico e capacitação das famílias atípicas. A data de inauguração será divulgada nos próximos dias.

Idealizado pela prefeita Carla Caputi, o programa Autismo Integrado de São João da Barra está sendo preparado para ser referência. De acordo com a coordenadora geral, a psicopedagoga Maria da Guia Simplício, a estrutura da equipe transdisciplinar será formada por médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, educador físico, nutricionistas, pedagogos, assistentes sociais, advogado e outros profissionais.

O programa é integrado com três secretarias: Saúde, Educação e Assistência Social e Direitos Humanos. O atendimento no programa Autismo Integrado de São João da Barra vai envolver a família. Segundo a coordenadora, o objetivo é facilitar a organização de rotinas e amenizar dificuldades dos familiares das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço irá ter oficinas compartilhadas onde os familiares e responsáveis irão participar, visando a geração de renda.

Fonte: Secom