A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou o termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Desativado no município pela gestão passada, o programa promoverá a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo nos municípios. O objetivo é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo.
O documento foi entregue pelo secretário de Planejamento, Sávio Saboia, em reunião com o diretor de operações da Turisrio, Sergio Mello, na semana passada. O próximo passo será a realização de um trabalho de levantamento e desenvolvimento das potencialidades turísticas da cidade em parceria com o Sebrae.
“Atuaremos no desenvolvimento das políticas públicas do setor de forma objetiva e profissional por entendermos o enorme potencial que o município possui”, disse o secretário Sávio, que atuará em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo.
– O turismo é uma importante fonte de desenvolvimento local, abrindo caminhos para que todo o setor seja beneficiado com um bom planejamento a médio e longo prazo – pontuou a prefeita Carla Machado, que em breve reunirá com o gerente da regional Norte do Sebrae, Gilberto Soares, para tratar de assuntos referentes ao levantamento de potencialidades do município.
No dia 23 de fevereiro de 2017, passou a vigorar o Projeto de Lei 2119/2016, apresentado na Alerj, pela deputada Rosângela Zeidan (PT), que reconhece o município de São João da Barra como de interesse turístico. “Apesar de o governo passado ter perdido a adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, conseguimos o reconhecimento estadual através da Alerj”, declarou Carla, acrescentando que a natureza exuberante aliada à riqueza cultural e histórica coloca São João da Barra como um dos principais roteiros turísticos da região.
Fonte: Secom-SJB