Produtores recebem apoio da secretaria de Agricultura e município terá o I Festival do Abacaxi

IMG_1734Passando por um momento importante no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, com os olhos do mundo voltados para o Porto do Açu, que recentemente iniciou a fase operacional, São João da Barra caminha a passos largos para o progresso sem, no entanto, abandonar sua vocação agrícola. O município se coloca hoje em posição privilegiada em várias culturas e, em especial, no cultivo do abacaxi, sendo o segundo maior produtor do estado do Rio de Janeiro e projetando, a curto prazo, assumir liderança desse ranking.

Tamanho destaque levou o governo municipal a idealizar e pôr em prática no final desse mês de novembro o I Festival do Abacaxi, que tem por objetivo incentivar o plantio e a comercialização e apresentar a moradores e visitantes produtos variados da culinária tendo a fruta como matéria prima. Com o tema Nossa origem, nossa riqueza, o evento acontece entre os dias 28 e 30, na comunidade Sabonete, localizada no quinto distrito e um dos polos agrícolas do município.

Estima-se que, em todo município – com uma concentração maior na região do quinto distrito -, aproximadamente 550 produtores rurais tirem o sustento de suas famílias do cultivo do abacaxi, um número relevante para um município com pouco mais 34 mil habitantes. Nessa safra de 2015, que tem seu pico entre os meses de outubro e dezembro, a expectativa é que aproximadamente 20 milhões de frutas saiam das propriedades do município com destino a grandes centros como Rio de Janeiro e, também, para o consumo no mercado regional.

No sentido de potencializar ainda mais o cultivo em terras sanjoanenses, a secretaria de Agricultura de São João da Barra põe à disposição do produtor, entre outros projetos e iniciativas, a patrulha Mecanizada, que prepara o solo pra o plantio. De janeiro de 2013 até hoje, foram cerca de 1700 atendimentos, entre integrantes da Agricultura Familiar e demais produtores, seguidos de orientação técnica para o plantio.

Com o Programa de Análises de Solo e Água, o produtor tem acesso a orientações relacionadas à adubação e irrigação. Uma parceria com a Universidade Federal Rural (UFRRJ) permite à secretaria municipal de Agricultura realizar diagnósticos com amostragem das lavouras.

agricultura.foto de.. AO secretario de Agricultura, Pedro Nilson Berto, explica a assistência aos produtores. “Os profissionais da secretaria de Agricultura juntamente com técnicos da UFRRJ acompanham todo processo dos pequenos até grandes produtores rurais. Buscamos dar o suporte em cada etapa de produção e estamos capacitando estes produtores com o objetivo de prepará-los para boa produtividade e comercialização”.

Há 12 anos no ramo, Rosivaldo de Queiroz relembra as dificuldades enfrentadas no passado e vê evolução ao longo desses anos. “O período do plantio até a fase da colheita é de aproximadamente dois anos. Durante esse tempo é fundamental o trabalho permanente na lavoura e, hoje, com toda tecnologia existente e apoio da secretaria municipal de Agricultura, que vem prestando assistência técnica ao produtor desde a preparação do solo até a colheita, tudo ficou mais fácil. Consigo colher frutas melhores, refletindo de forma positiva no meu lucro”, destacou o agricultor, que veio da cidade de Frutal, em Minas Gerais.

Capacitação – Através do Programa de Capacitação e Treinamento dos Produtores Rurais, a secretaria de Agricultura possibilitou, neste ano, a ida de um grupo de agricultores que investem no cultivo do abacaxi e técnicos agrícolas a Frutal, cidade mineira reconhecida por ter a maior aplicação de tecnologias agrícolas visando aumento da produtividade. Na oportunidade, os agricultores passaram por um curso de capacitação onde puderam aprimorar o conhecimento de marketing, escoamento de produção, técnicas para maior rendimento na produção e maior qualidade do fruto cultivado.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pedro Nilson Alves Berto, as visitas de estudo em outros estados com maior atividade econômica proveniente da fruticultura contribui para o aperfeiçoamento técnico do sistema de produção que envolve preparo do solo, plantio, adubação, irrigação, colheita, armazenamento, beneficiamento do fruto e escoamento de produção.

Festival de Gastronomia – Um grupo de 25 mulheres, esposas de produtores rurais ligados à Agricultura Familiar, artesãs e cooperadas do Arte Culinária participaram do Curso de produção artesanal de alimento: aproveitamento do abacaxi, tendo como enfoque os seguintes temas: boas práticas de fabricação, processamento artesanal do abacaxi e receitas culinárias. Além de vender os produtos no Festival de Gastronomia, no I Festival do Abacaxi, o objetivo foi promover a qualificação dessas mulheres para geração de renda na comercialização desses produtos através da feira do produtor, da venda no varejo e até mesmo no comércio local. através da feira do produtor, da venda no varejo e até mesmo no comércio local.

PROGRAMAÇÃO DO I FESTIVAL DO ABACAXI

28/11/2014 – Sexta feira

19h – Abertura do Evento

Festival Gastronômico – Delícias do Abacaxi

29/11/2014 – Sábado

9h – Manhã no Campo (Demonstração da utilização de máquinas e equipamentos no plantio de abacaxi – Modelo Frutal)

14h – Palestra: Legalização do Produtor Rural – Técnico da Emater

15h – Palestra: Assuntos Ambientais – Técnico Frutificar

16h – Palestra: Comercialização – SEBRAE

17h – Palestra: Caixa Econômica

19h – Concurso Garota e Garoto Festival Abacaxi

Festival Gastronômico – Delícias do Abacaxi

21h – Show com o grupo Chapéu de Lona

30/11/2014 – Domingo

15h – Concurso: Maior abacaxi;

16h – Divulgação do Resultado do Concurso Melhor Lavoura de abacaxi;

16h – Divulgação Resultado Melhor Receita do Festival Gastronômico

Festival Gastronômico – Delícias do Abacaxi.

20h – Show gospel com Dirceu Cândido

Fonte: Secom-SJB