Representação aconteceu na noite de terça-feira pelas ruas da cidade

A Semana Santa em São João da Barra trouxe na programação, na noite de terça-feira, 15, a Procissão do Fogaréu, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo, revivendo um tradicional ritual dos séculos passados. Repetindo o sucesso de 2013, população acompanhou a representação desde a saída, na Igreja de São Pedro, com soldados romanos partindo em perseguição a Jesus na antiga Jerusalém ao som de tambores, matracas e caixas e com as luzes apagadas das ruas do trajeto.

Soldados com túnicas, encapuzados, descalços e carregando tochas caminharam pelas ruas em busca de Jesus para prendê-lo. A primeira parada foi na Igreja de São Benedito, onde encontram a mesa da Última Ceia e aconteceu um diálogo entre o hospedeiro (responsável pela ceia) e o Pretoriano (chefe da guarda romana), que não encontra Jesus no local.

No percurso a procissão seguiu para a Igreja de São João Batista, que representou o Monte das Oliveiras. Ali ocorreu outro diálogo narrado por São João Evangelista, e logo foi anunciada a prisão de Cristo ao som de um instrumento. Jesus é levado preso para a Igreja da Boa Morte, onde as tochas foram apagadas e recolhidas, encerrando assim a perseguição.
A população aguardava do lado de fora da Igreja com as portas fechadas, e ao abrir foram ao encontro da imagem de Jesus preso, chicoteado e ensanguentado, novidade que a Procissão do Fogaréu trouxe para este ano e que deixou os fieis emocionados. A Procissão do Fogaréu é realizada Irmandade São João Batista com apoio da Prefeitura de São João da Barra.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social