Foram três dias de festa com uma programação variada e a presença de cerca de 4 mil pessoas
Foram três dias que mudaram o ritmo tranquilo da localidade de Sabonete, no quinto distrito de São João da Barra, com o I Festival do Abacaxi. Coroado de sucesso, o evento, realizado no último final de semana, deixou marcado o nome do município como uma referência estadual na produção do fruto e passará a integrar a programação oficial de turismo na cidade, para a alegria do público que superou as expectativas dos organizadores, chegando a quatro mil pessoas.
Na segunda colocação como maior produtor de abacaxi do Rio de Janeiro e líder na qualidade do fruto, São João da Barra deu o primeiro passo no sentido de alcançar a primazia também na produção, segundo o secretário de Agricultura sanjoanense, Pedro Nilson Alves Berto.
“O saldo de tudo o que foi realizado nos enche de orgulho e esperança no sentido de transformar a festa numa feira. Precisamos fazer ajustes, naturalmente, mas provamos que o nosso potencial aliado ao interesse dos produtores e qualidade do nosso produto elevará a cidade à condição de referência no Sudeste no que diz respeito ao abacaxi”, declarou o titular da pasta no encerramento do festival, marcado pela apresentação de Dirceu Cândido, com show de música gospel.
O volume de negócios entusiasmou comerciantes, produtores, representantes de vários estados e cidades do Norte e Noroeste Fluminense, além de alavancar a produção do abacaxi através do equipamento apresentado.
“Três máquinas estiveram à disposição de todos para conhecimento operacional e o que mais precisa ser destacado é que o abacaxi será tratado com extrema atenção em todas as suas etapas de produção. Com mudas padronizadas e de qualidade, na excelência do maquinário, programas de capacitação, incentivo da prefeitura incluindo no contexto produtivo a agricultura familiar, e o escoamento do fruto, tudo já está sendo devidamente planejado para que o mercado consumidor adquira o que há de melhor do que se produz em São João da Barra”, concluiu o secretário.
Concursos – Em disputas acirradas, o grande campeão do concurso de “Maior Abacaxi” foi Gilberto Monteiro, com os jurados fazendo avaliação visual do fruto. Na categoria “Melhor Lavoura” o vencedor foi Reginaldo Silva Souza que, em obediência aos parâmetros exigidos pelo programa FRUTIFICAR e EMATER-RIO (empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca) – tratos culturais, uniformidade, padrão do fruto, aspecto sanitário e BRIX (escala numérica que mede a quantidade de compostos solúveis numa solução de sacarose). A “Melhor Receita do Festival Gastronômico” ficou com o Colégio João Coelho da Silva que preparou um bolo gelado. O fruto mais pesado do festival foi o produzido por Ronnie Carlos Gomes da Silva, cujo abacaxi apresentado atingiu 3.085 kg.
Fonte: Secom – SJB