Como vem acontecendo em diversas modalidades, atletas recebem apoio da prefeitura de São João da Barra

unnamed (6)

Foto: Divulgação

Atletas apoiados pela prefeitura de São João da Barra, por meio da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, continuam se destacando em competições a nível nacional e internacional. No último final de semana, o lutador de Jiu-Jitsu, Filipe Paes, faixa marrom, conquistou o bicampeonato nas categorias Máster I Pesadíssimo e Absoluto, durante o Rio Winter International Open IBJJLF Championship, realizado na cidade do Rio de Janeiro.

A delegação de São João da Barra contou com seis atletas na competição, que valeu pontos para o ranking internacional. Com a vitória, Filipe, que pratica o esporte há 17 anos, passou a liderar o ranking em sua categoria e pretende disputar o Campeonato Mundial, nos Estados Unidos.

De acordo com o subsecretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Adilson Almeida, o município de São João da Barra desenvolve atualmente uma política voltada ao incentivo à prática esportiva e à participação dos atletas locais em competições nas diferentes modalidades, incluindo artes marciais, bodyboarding, ciclismo, futebol, entre outras.

– É importante que o poder público ofereça esse suporte aos atletas. Nas competições, eles recebem ajuda de custo para inscrições, transporte, hospedagem e alimentação. Já no incentivo à prática esportiva por parte de crianças e jovens, o município vem desenvolvendo oficinas em diferentes modalidades com o intuito de descobrir novos talentos e inseri-los no cenário esportivo nacional e até mesmo internacional – explicou Adilson.

Conquistas em 2015 – Ao conquistar as duas medalhas de ouro no Rio Winter International Open, Filipe Paes, que reside no distrito de Barcelos, expandiu seu leque de conquistas em 2015. No campeonato Brasileiro ele obteve a primeira colocação na categoria Absoluto e a segunda colocação na Pesadíssimo. No Rio Fall International Open, vitória nas categorias Pesadíssimo e Absoluto, repetindo o feito, também, na modalidade No-gi (sem kimono). No Curitiba International Open, outras duas medalhas de ouro.

Também morador de Barcelos, o meio pesado, Hygor Barcellos, atualmente faixa azul, é outro que vem se destacando em competições com apoio da prefeitura de São João da Barra. No Rio Fall, obteve medalha de ouro e, no Curitiba International Open, medalha de prata. Na etapa carioca do Brazil National Pro, que seleciona atletas para disputarem o Mundial Pró, em Abu Dhabi, Hygor conquistou a segunda colocação, assim como no campeonato Brasileiro. No Estadual e no Rio Open da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO), medalha de ouro. Já no interestadual realizado em Macaé, primeira colocação em sua categoria e terceira na Absoluto.

Fonte: Secom – SJB