A Câmara de São João da Barra lançou nesta quinta-feira (4), a cartilha “Conhecendo a História de São João da Barra”, elaborada pelos alunos Débora Longue, Chrisson Monteiro e o animador cultural, Francisco de Assis Moreira, da Escola Estadual Dr. Newton Alves, de Atafona. A cartilha será doada a professores e diretores de escolas públicas e privadas do município. E também está disponível no site da Câmara, no link “publicações”.
Resultado do projeto “Resgate e Disseminação da História de São João da Barra: uma estratégia para a mudança sociocultural e econômica”, a publicação foi coordenada pelo professor Alcimar das Chagas Ribeiro, no âmbito do Projeto de Extensão da Uenf.
Prestigiaram o evento: os alunos participantes do projeto, o tenente da Capitania dos Portos de SJB, Misael Belarmino; o ex-vereador e presidente da Câmara, Gerson da Silva Crispim (Gersinho); a secretária de Educação, Leide Cristina da Silva Fernandes Soares; a subsecretária de Educação, Ana Cristina Alves Barreto; o secretário de Transportes, Mário dos Santos Rocha Filho e a atual e ex-diretora da escola, Maria Adriana e Juliana Ribeiro Amaral.
Todos os participantes do projeto salientaram a importância do trabalho para eles. “Essa cartilha teve uma grande importância na minha vida pessoal e acadêmica porque antes, não tínhamos tantos conhecimentos sobre a história de SJB”, disse Débora. “Costumo dizer que não há desenvolvimento sem conhecimento e esse foi o nosso objetivo: disseminar a história do nosso município”, acrescentou Chrisson.
O professor Alcimar explicou como o projeto teve origem e o seu objetivo, que é incentivar a discussão sobre a história local no município como um todo. “A ideia é que as escolas comecem a trabalhar isso porque os alunos precisam conhecer a sua origem”, disse Alcimar, que também agradeceu aos parceiros que viabilizaram a publicação.
O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, parabenizou o trabalho e lembrou que o Legislativo tem realizado diversos eventos culturais. “Esta cartilha é uma maneira de sintetizar os acontecimentos históricos de SJB e vai dar, com certeza, um norte aos alunos da rede pública e privada”, disse, lembrando que a Casa também está escrevendo um livro sobre a história dos 340 anos do Legislativo.
Leide Cristina parabenizou os envolvidos no projeto e colocou a Secretaria de Educação à disposição para dar continuidade ao trabalho.
Fonte: Ascom – Câmara