O sanjoanense Vittor Maciel Branco Motta Santos Filho, de 15 anos, é o novo campeão brasileiro de Kitesurf na classe Hydrofoil Tubular. O título veio ao vencer a última etapa do Campeonato Brasileiro de Formula Kite, em São Luís, no Maranhão, realizado de 10 a 12 de novembro. O atleta havia vencido, também, as duas primeiras etapas que ocorreram em Araruama (RJ) e Fortaleza (CE). Já na categoria Formula Kite, Vittinho foi o vice-campeão brasileiro sub-19.

“Estou muito feliz com minha evolução. Ano passado fui campeão brasileiro sub-19 e este ano o campeonato brasileiro absoluto era o principal objetivo. Graças a Deus consegui alcançar esse objetivo e agora meu foco total vai para o Mundial As Youth Foil Class 2024, em julho, na Itália”, declarou o atleta.

— Eu não conquistei esse título no Maranhão, e sim aqui em Grussaí, com muita luta e dedicação dentro e fora d’água. Foram muitos dias de treino, dias nos quais as condições eram ruins, principalmente no inverno. Ninguém se dedicou mais do que eu e o resultado está aí, foi a hora da colheita. Agora tudo que preciso fazer é seguir plantando — avaliou o campeão.

Entre outros títulos conquistados pelo sanjoanense Vittor em 2023 estão a Copa da Juventude – Formula Kite Sub-16, em São Paulo; Kitefest – Hydrofoil, em Macaé; e Ventos da Caruara – Big Air, em Grussaí.

A próxima meta do atleta é participar em Búzios, de 15 a 20 de novembro, do Festival de Velas; e de 25 de novembro a 2 de dezembro do Training Camp da Confederação Brasileira de Vela.

Vittor iniciou no esporte aos 8 anos e hoje, aos 15, é a principal promessa do Brasil na classe olímpica Formula Kite.

Fonte: Secom