A sanjoanense Dona Noemia Magalhães, moradora do Açu, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com a Medalha Tiradentes — a principal do Estado. O evento foi realizado ontem, segunda-feira. Noemia ficou conhecida na região por defender o meio ambiente e enfrentar solidariamente a especulação imobiliária na região há uma década. Aos 78 anos, a professora aposentada vive há 30 anos na cidade onde decidiu construir o Sítio do Birica para desfrutar de sua aposentadoria na natureza.
— Nosso mandato indicou a concessão da Medalha Tiradentes à Dona Noemia, cuja trajetória conhecemos há muitos anos, não apenas por reconhecer a sua luta e história de vida, mas também para dar visibilidade à a uma questão fundamental para o nosso planeta que é a defesa do meio ambiente. Coincidentemente, a entrega está sendo feita neste período trágico para o nosso povo, especialmente o do sul do país, de onde vim. Mas quem sabe não pode ser o ponto de partida para a gente, enfim, começar a olhar com mais seriedade para a crise climática que, como estamos vendo, já é uma realidade — afirma a deputada Marina do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que propôs a homenagem.
Ilhada em uma área de 60km quadrados, Dona Noemia vive de uma maneira sustentável, comendo apenas o que planta na hora que criou. No local havia 409 áreas rurais, mas todos os vizinhos foram pressionados a vender suas terras para o projeto de distrito industrial do Porto do Açu, que até os dias de hoje não saiu do papel.
Fonte: O Globo