Defesa Civil atua com apoio constante a banhistas e competidores de barco a vela
Mesmo sendo um verão bem curto, as praias de São João da Barra têm contabilizado um número muito grande de banhistas durante toda a semana. Por meio da Defesa Civil Municipal salva-vidas foram distribuídos em pontos estratégicos para proporcionar tranquilidade a veranistas e moradores que buscam na orla sanjoanense um refresco para o calor deste verão.
O coordenador da Defesa Civil Adriano Martins de Assis assegurou que durante os dias da folia de Momo, a orla desde o pontal de Atafona, até a lagoa de Iquipari, assim como a praia Açu contará com o mesmo número de salva-vidas para garantir a segurança dentro do mar dos foliões que possam vir aproveitar as praias sanjoanenses.
Adriano ainda fez o balanço positivo dos números desse verão. “Estamos com as praias cheias e estou feliz em contabilizarmos 92 salvamentos e apoio a cinco crianças perdidas, todos realizados com sucesso. É muito gratificante para nós saber que o trabalho bem feito salvou vidas e neste verão não tivemos nenhum óbito por afogamento”, ressaltou.
A lancha da Defesa civil, além do apoio rotineiro exercido, ainda atuou no apoio às competições de barco a vela numa parceira com a secretaria de Turismos, Esporte e Lazer.
Acessibilidade – durante o verão os salva-vidas ainda ajudaram aos portadores de necessidades especiais a aproveitarem a orla sanjoanese. Foram 78 atendimentos com o auxílio da cadeira anfíbia e das passarelas existentes.
Balneabilidade – Turistas, veranistas e moradores de São João da Barra podem usufruir com segurança do banho de mar tendo em vista o resultado do estudo de balneabilidade feito pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) em sete pontos entre Grussaí e Atafona e três pontos na Lagoa de Grussaí, tendo apontado condições favoráveis para o banho.
A área está propícia ao banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local houver, no máximo, 1.000 Coliformes Termotolerantes ou 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Fonte: Secom-SJB








