O rio Paraíba do Sul atingiu na tarde desta quinta-feira (12) a cota de 10,32 metros, relativa às 14h, apresentando uma taxa de elevação de 2 centímetros por hora, em função das chuvas registradas em diferentes localidades de influência hídrica do Paraíba do Sul em Campos. A cota de transbordo é de 10,40 metros. Nos últimos dias, ocorrem precipitações em regiões influentes mais afastadas, aonde o volume de água chega de forma mais lenta em na região.
Desde a manhã de ontem (quarta-feira, dia 11), o Paraíba sofre reflexo de chuvas ocorridas na região Sul do Estado do Rio de Janeiro, trazendo influência pela própria calha principal do Paraíba, assim como de precipitações em parte do Estado de Minas Gerais.
Além dos impactos dados devido às chuvas em regiões afastadas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, durante a noite de ontem também houve registro de fortes chuvas em parte das Regiões Norte e Noroeste Fluminense, destacando registro de 65 mm de chuva em Itaocara, 46 mm em Aperibé e 44 mm em Santo Antônio de Pádua. “Estas chuvas, que ocorrem em regiões mais próximas de nosso município trazem um impacto mais rápido, colaborando na continuação do quadro de elevação atual”, informou o coordenador do Setor de Monitoramento da Defesa Civil, Leandro Rezende.
Desde a madrugada de hoje não há registro de novas precipitações significativas na região da Bacia do Paraíba e a previsão é que ocorram chuvas de fracas a moderadas nas localidades de influência.
Para os próximos momentos é esperado uma continuação de elevação Paraíba em Campos com uma taxa de elevação entre 1 e 2 centímetros por hora até o recebimento destes volumes de água. Após passagem destas águas, a tendência é que o Rio Paraíba volte a apresentar um quadro estabilização de nível com possível queda posterior.
O Setor de Monitoramento da Secretaria da Defesa Civil segue realizando o monitoramento hídrico de forma ininterrupta e atualizando as informações em tempo real nas redes sociais do órgão.