Tráfego de veículos na faixa de areia do litoral.
Reunião discutiu ações para coibir essa prática, que representa danos ao meio ambiente.

4229_241115182337_reuniao__4_ (Copy)Representantes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Transportes e Trânsito, Comunicação Social, Guarda Civil Municipal e Policia Militar se reuniram nesta terça-feira, em São João da Barra, para discutir ações de conscientização ambiental e que coíbam o tráfego de veículos na faixa de areia no litoral do município. A medida se faz necessária em razão do grande fluxo de turistas nas praias, que já teve início e se estenderá até o mês de fevereiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Kleyton Calado, o tráfego de veículos na faixa de areia pode causar danos a espécies nativas da flora, atropelamento de animais marinhos, terrestres e seres humanos, quebra de estacas de monitoramento de ninhos e compactação dos ninhos das tartarugas marinhas, além de representar ameaças ao patrimônio público e natural.

A proibição do trânsito de veículos na faixa de areia é regulamentada pela Portaria 10 do Ibama, liberando apenas carros oficiais de órgãos públicos a serviço.

Fonte: Secom-SJB