Debate girou em torno dos desafios que se desenham para gestão no próximo ano
A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra e presidente regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Rio de Janeiro, Leide Cristina Fernandes Soares, recebeu na quarta-feira, 16, representantes das secretarias de Educação do Norte e Noroeste Fluminense. O debate girou em torno dos desafios que se desenham para gestão no próximo ano e o comprometimento de todos para alcançar as metas propostas em seus respectivos Planos Municipais de Educação.
A crise econômica que assola o país, aliada ao fato de a região ser mais prejudicada devido à queda acentuada nos repasses dos royalties, o calendário mais curto devido ao período eleitoral, são fatores que preocupam os gestores da Educação em todos os municípios. Entre as metas para 2015 que são consideradas de mais urgências estão a redução do analfabetismo e elevar a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “São aflições comuns a todos os municípios, todos estão passando por problemas financeiros. No entanto, estamos planejando para que a Educação não sofra tantos impactos”, observou Leide Cristina.
A presidente regional da Undime/RJ aproveitou o encontro para valorizar o poder de representatividade da instituição e cobrar dos colegas na área da Educação o comprometimento com o órgão, além de disponibilizar apoio do mesmo para qualquer dificuldade encontrada pelos gestores na lida diária.
O encontro contou ainda com uma apresentação do professor Wilson Alves Pereira, especialista em Gestão Educacional — do Instituto Conhecer. Com vasta experiência no Ministério da Educação, onde atuou entre as décadas 1990 e 2000, Wilson colaborou para a criação do Plano Municipal de Educação de São João da Barra. Em sua apresentação para os gestores de toda a região, ele falou sobre a organização necessária para o alcance dos objetivos que o próprio município criou e agora é lei. “Muitos municípios pelo país entenderam que a formulação da lei, do Plano Municipal de Educação, era o grande desafio. É a partir daí que começa”, salientou Wilson.
Participaram da reunião os secretários Frederico Tavares Rangel (Campos) e Suely Gomes de Souza (Italva); a subsecretária e a coordenadora pedagógica de SJB, respectivamente, Ana Cristina Alves Barreto e Regina Lanes; Celeste Soares Barreto Viana (São Francisco de Itabapoana), Doracineia Corrêa Dutra (Porciúncula) e Marley Martins Rodrigues (Italva) também representaram seus municípios.
Fonte: Secom – SJB