Cerca de 30 anos depois, São João da Barra volta a sediar torneio de pesca de praia
Atletas do estado do Rio de Janeiro participaram do 1º Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia em São João da Barra, no Balneário de Atafona, neste fim de semana, 23 e 24 de junho. Mais de 40 competidores disputaram acirradamente as diversas categorias. O Clube de Pesca de Barra de São João, representado pelas duplas e Gilson e Luiz Henrique e Sandro e Roberto conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo e primeiro lugar da classificação geral. A terceira colocação ficou para a dupla Alexandro e Leonardo, do Pampo Clube de Pesca, de Saquarema.
Segundo o árbitro da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento, Fábio Viana, o destaque da competição foi o garoto campista de apenas 5 anos, Rafael Mocaiber Piedade, que conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil. “Tivemos também a participação de atletas renomados como Simone Soares, campeã brasileira de Clubes de Pesca e quinta colocada no Sul-Americano de Pesca, no Chile, e o do bicampeão brasileiro de Pesca de Praia, Pablo Agostinho”, disse Fábio, avaliando como positivo o bom nível técnico das duplas participantes.
Para a presidente da Ecoanzol, Luiza Salles, o torneio foi um sucesso e são grandes as possibilidades de, no próximo ano, ser realizado um novo evento no município. “Já temos o aval do presidente da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Dias, que ficou encantado com a natureza e a estrutura do município”, declarou Luiza, ressaltando que São João da Barra tem um potencial enorme para sediar seletivas do Campeonato Estadual em 2019 e entrar para o calendário nacional anual da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento.
O secretário de Turismo Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, em seu discurso na entrega da premiação enfatizou a importância do evento. “Apesar de termos atualmente a pesca do robalo vivo, que já faz parte da programação do Circuito Junino, agregamos mais esse evento para fomentar ainda mais o turismo da pesca esportiva”, comentou Edivaldo Machado, confirmando, em nome da prefeita Carla Machado, o apoio para que outros eventos como esse possam ocorrer no município.
“A finalidade foi resgatar e incentivar o Circuito de Pesca Desportiva que há aproximadamente 30 anos não acontecia em nosso município”, disse o secretário de Pesca, Analiel Vianna, acompanhado do subsecretário, Glauber Toledo, e do gerente, Eleilton Meireles. Representantes da Porto do Açu, do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, do parque Estadual da Lagoa do Açu, Escoteiros e pessoas da comunidade também estiveram presentes.
O evento foi realizado pela ONG Ecoanzol, com apoio da Prefeitura, patrocínio do Porto do Açu, e a chancela da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento – Nova Pesca Brasil –, e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – Presidência da República.
Na categoria Avulso, as equipes Independentes, Dourados, e Pequeno Pescador, todas de Campos, conquistaram, respectivamente, primeira, segunda e terceira colocação. Já na categoria Feminino, Tatiane, de Macaé, Simone Soares, de Saquarema, e Leila, representando São João da Barra, foram, pela ordem, as três primeiras colocadas. Na Juvenil, Rafael Piedade, Tiago Barreto e a dupla Marcelo e João Vitor, todos de Campos, também foram premiados.
Na categoria Sênior, Rosemar e Romildo, de Macaé; José Mauro e Heraldo, de Barra de São João; e Antônio e Josino, de Macaé, foram os primeiros colocados. Na categoria Masculino, Gilson e Luiz Henrique, de Barra de São João; Sandro e Roberto, de Barra de São João, e Leonardo e Alessandro, de Saquarema, foram os vencedores na ordem de premiação.
Fonte: Secom-SJB