A Prefeitura de São João da Barra começa nesta segunda-feira, 16, a renovação da matrícula dos alunos das 38 unidades da rede municipal de ensino. Os responsáveis – ou os próprios alunos, se forem maiores de 18 anos – devem comparecer à unidade de ensino no horário de funcionamento durante o período letivo deste ano para atualizar os dados cadastrais e apresentar eventuais documentos pendentes. O prazo vai até o dia 27 de outubro e é o mesmo para todos, incluindo educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A pré-matrícula para os novos alunos vai de 30 de outubro a 10 de novembro. Os responsáveis, ou alunos maiores de 18 anos, devem comparecer à unidade escolar mais próxima da residência para a realização do cadastro. O horário é também o de funcionamento de cada unidade durante este ano letivo. No momento do cadastro é necessário incluir mais uma unidade como opção, a fim de facilitar o atendimento da demanda. A documentação será apresentada quando a matrícula for de fato efetuada, após confirmação da vaga. A divulgação será em 15 de janeiro do ano que vem e a matrícula dos novos alunos ocorrerá entre 16 e 31 de janeiro.

Segundo a coordenadora do Departamento de Supervisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Pavoni, os critérios para a alocação das vagas são a previsão de vagas, prioridade à pessoa com deficiência, proximidade da residência e irmão matriculado na mesma unidade para a qual deseja a vaga. Ela também explicou que há prioridade na garantia da matrícula para alunos que já são da rede municipal e cujas unidades não possuem os anos seguintes.

— São os casos, por exemplo, das creches, que não têm turmas do primeiro ano, e das unidades que só têm turmas até o quinto ano. Esses alunos serão encaminhados a outras unidades e também devem apresentar toda a documentação solicitada durante o cadastro, quando serão escolhidas duas unidades como opção de vaga — informou.

Nos casos acima, os responsáveis pelos alunos serão convocados para reunião de encaminhamento a fim de obterem todas as informações sobre o processo de mudança de escola. Para esses alunos o resultado será divulgado mais cedo, em 1º de dezembro, e a matrícula também será antes, de 4 a 22 de dezembro, último dia do ano letivo de 2023.

Este ano a rede municipal de São João da Barra possui 8.704 alunos matriculados, incluindo educação infantil, ensino fundamental fases iniciais e fases finais e EJA fases iniciais e fases finais.

As 38 unidades contam com 19 ônibus escolares que transportam diariamente 1.145 alunos em todos os distritos, garantindo o trajeto de ida e volta entre sua casa e a escola. Parte da frota foi adquirida este ano no governo Carla Caputi.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, destacou que todas as equipes que atuam na rede municipal de São João da Barra estão empenhadas no trabalho integrado para o encerramento do ano letivo de 2023 e os preparativos para 2024.

— Nosso compromisso é permanente no sentido de proporcionar aos alunos uma educação pública de qualidade e cada vez mais inclusiva, com projetos e ações que contribuam para seguirmos avançando na missão de estimular a cidadania, o senso crítico e a compreensão da diversidade do mundo que habitamos, agregando ao aprendizado dos componentes curriculares valores fundamentais de tolerância, respeito, civilidade, justiça social e humanidade — defendeu a secretária.

Fonte: Secom