Participantes discutiram e articularam propostas e estratégias que apontam diretrizes referentes à política do idoso

unnamed (7)

Foto: Divulgação

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São João da Barra, na manhã de terça-feira, 26, no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, contou com a participação de mais de 100 pessoas para discutir e articular propostas e estratégias que apontam diretrizes referentes à política da pessoa idosa. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), em parceria com a secretaria municipal da Assistência Social e Direitos Humanos.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Swany Gomes, a conferência abre um canal de diálogo com o público idoso, para que possa sugerir e propor políticas públicas necessárias e vividas por eles mesmos.

Representantes de diversas secretarias do poder público municipal, dos conselhos municipal e estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e da sociedade civil fizeram parte do evento, iniciado com apresentação cultural realizada por diversos idosos, que realizaram teatro, recital, cantoria e vídeo com poema em homenagem à pessoa idosa.

O público presente também pôde participar de palestras com os temas Fundo Municipal do Idoso, ministrada pelo vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Costa, e Direitos do Idoso, proferida pela presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Sílvia Maria, além da palestra magna que abordou Protagonismo e empoderamento da pessoa idosa – Por um Brasil de todas as idades, realizada pela assistente social Sílvia Vasconcelos.

Na oportunidade, houve debate sobre a importância da pessoa idosa ser protagonista na efetivação dos seus direitos. “A intenção é romper com os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz”, comentou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Prisca de Almeida Cardozo.

Vários grupos de trabalho foram formados para discutir propostas que serão levadas à Conferência Estadual, além de eleição que escolheu dois delegados para representar o município na Conferência Estadual, um representante do poder público municipal e um da sociedade civil. Houve, ainda, apresentação das ações do CMDI – gestão 2012/2014.

Fonte: Secom – SJB