questions-1014060_960_720

Foto: Divulgação

O calendário eleitoral deste ano informa que os partidos têm até 5 de agosto para realizar convenções. Por tanto, até o dia 28 deste mês o quadro político de São João da Barra poderá ficar mais claro. Enquanto isso, quem será o candidato da oposição que enfrentará a ex-prefeita e pré-candidata Carla Machado nas eleições de São João da Barra? Nomes como o do atual prefeito José Amaro Martins de Souza, o Neco (PMDB) que poderá tentar reeleição, os vereadores Franquis Areas (PR), e Carlos Machado da Silva, o Kaká (PT do B), ou o deputado estadual Bruno Dauaire (PR), já estão ventilados como possíveis candidatos governistas.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, propôs, há cerca de duas semanas, que o deputado estadual Bruno Dauaire (PR) viesse candidato a prefeito de São João da Barra. Bruno concorreria pelo PR, mas depois da eleição, independente do resultado, migraria ao PMDB.

Neco continua afirmando que será o candidato e que a situação econômico-financeira de São João da Barra irá melhorar nos próximos dias com a antecipação.

Franquis Areas seria um dos nomes divulgados para estar na chapa da oposição, mas o vereador não respondeu ao Parahybano sobre sua possível candidatura.

Por fim, Kaká pode ter um incentivo a mais para não disputar uma cadeira na Câmara e nem muito menos como vice-prefeito. De acordo com o blog do Arnaldo Neto (AQUI), o vereador é suplente do deputado estadual Marcos Abrahão (PT do B), que pretende disputar a Prefeitura de Rio Bonito, na região metropolitana do Rio. Em consultas preliminares, Abrahão estaria aparecendo entre os favoritos na disputa.

Vale lembrar que Kaká chegou a ensaiar uma mudança do PT do B para o PMDB, mas recuou. Ele é o primeiro suplente de Abrahão e, ao sair do partido, perderia o direito a uma cadeira na Alerj em caso de afastamento do titular.

Carla já escolheu seu vice

A ex-prefeita e pré-candidata Carla Machado (PP) escolheu Alexandre Rosa (PRB) para ser seu vice e disputar as eleições em outubro deste ano.

Nas contas de Carla, já são 17 os partidos aliados para a campanha de 2016: PT, PP, PSDC, Pros, PSD, PRB, PHS, PTB, PPS, PEN, PV, PTN, PC do B, PMB, PRP, PSC e Rede.

A preferência seria pela vereadora Sônia Pereira (PT), seguido pelo presidente da Câmara, Aluizio Siqueira (PP). Na sequência, aparecia o nome de Alexandre. Sônia abriu mão da disputa, que ainda seria referendada entre os presidentes do partido e demais membros no encontro. Aluizio também abriu mão.

Cresce o número de eleitores em SJB

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de São João da Barra tem 32.747 habitantes.

Segundo o TSE, para o pleito de 2016, 37.631 eleitores sanjoanenses estão aptos. Somente na disputa eleitoral em 2014, o município contava com 34.506 eleitores regulares — um aumento de cerca de 9% em dois anos.

Não é a primeira vez que São João da Barra aparece com número de eleitores superior ao de moradores em uma eleição municipal.