katia-e-bruno

Foto: Divulgação

O representante da região Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural, Bruno Costa, esteve reunido nesta segunda-feira (07), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campus Campos Centro, de Campos dos Goytacazes, com Kátia Macabu, coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro. O encontro faz parte da estratégia do conselheiro para formatação de um planejamento de cultura regional que tem como iniciativa abrir um canal de diálogo com a sociedade, instituições, gestores, comissões legislativas de cultura e conselhos municipais.

Durante o encontro foi discutido o papel do conselheiro no âmbito regional, qualificação de agentes culturais e educadores, necessidade de formação de uma rede cultural na região, além dos projetos desenvolvidos pelo Instituto para desenvolvimento cultural do Norte Fluminense.

Macabu, que já foi Coordenadora do Centro de Arte e Cultura do IFF e tem mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, enumerou o papel do IFF na Cultura. “Temos licenciatura em Música no IFF/Guarus, iniciaremos a licenciatura em Teatro, produzimos um Festival de Esquetes e temos o intuito de implantar um curso técnico em Arte Dramática na instituição”.

Segundo Bruno Costa, esta possibilidade de debater ideias e propostas para Políticas Culturais é primordial para o desenvolvimento da região. “Interessante é que em diversos pontos as questões são comuns, principalmente na qualificação. Tenho pesquisado em diversas instituições e descobri que o IFF Nilópolis tem curso de Produção Cultural. A proposta de Kátia é muito interessante e une num curso de pós-graduação Produção e Gestão Cultural”, ressalta, acrescentando que os campi do IFFluminense instalados nos municípios da região também poderão fomentar direcionamentos culturais como audiovisual, artes visuais, dentre outras vertentes. Bruno reitera, ainda, que irá se reunir com outras instituições de ensino da região, tanto pública quanto privada, em busca de fortalecer a qualificação cultural no Norte Fluminense.

O IFF Campus Campos Centro inaugurará seu Centro de Arte e Cultura, possui uma Banda de Fanfarra há mais de 30 anos, grupo Nós do Teatro há 20 anos – inclusive Kátia é fundadora e diretora – e uma Orquestra de Violão criada ano passado. O Instituto dispõe, ainda, de Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico e Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade.