Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Às vésperas das convenções partidárias, a política sanjoanense aguarda atentamente a sentença judicial da “Operação Machadada”, originada de uma denúncia do PR em 2012, que deverá ser proferida nos próximos dias pelo juiz da 37ª zona eleitoral, Dr. Leonardo Cajueiro d’Azevedo. Em fase de alegações finais dos advogados de acusação e situação, além do Ministério Público Eleitoral, o resultado da sentença, que para alguns será o pontapé inicial para composição de candidaturas e coligações na disputa das eleições municipais de 2016.

Nos bastidores da política comenta-se muito sobre a possibilidade de Carla Machado (PP) ficar fora do páreo. Lideranças políticas governistas apostam que seria uma mexida crucial para mudança do quadro político em São João da Barra. Para eles, sem Carla na disputa, o jogo poderá mudará de lado, pois a população não aceitaria uma nova indicação de Carla para candidato a prefeito.

Do lado da oposição não se cogita a possibilidade de Carla estar fora do páreo para o próximo pleito, lideranças garantem que há provas suficientes para que absolvição e os demais acusados da “Machadada”, tanto que não se fala em substituto para Carla, dentro do grupo.

Na noite da última terça-feira, 14, Carla Machado reuniu-se com os seus pré-candidatos e presidentes de partidos aliados, no salão Espaço dos Sonhos, dentre vários assuntos colocados em pauta, Carla disse que até o momento não há nenhum impedimento para a sua candidatura a prefeita, foi informado ainda a agenda política e ações futuras. O próximo compromisso foi nesta sexta-feira, 17, às 17h, onde aconteceu a inauguração da sede do diretório municipal do Partido Progressista (PP) em São João da Barra.

A situação, liderada pelo atual prefeito Neco (PMDB), não tem se movimentado politicamente, possivelmente por causa da crise financeira que está afetando bruscamente a sua administração e atingindo diretamente o seu desempenho eleitoral, avaliado na última pesquisa eleitoral, com o seu governo desaprovado pela população.

Nos últimos dias, a informação de que o ex-prefeito Betinho Dauaire e o seu partido (PR) não caminharão com o PMDB de Neco nas próximas eleições, trouxe várias dúvidas para o cenário político, pois caberia ao PR as seguintes alternativas como a candidatura própria, apoiar a oposição, ao lado de Carla Machado, ou liberar seus correligionários para apoiar quem quiser, se neutralizando na disputa, alternativa pouco provável.

Possíveis Candidaturas para 2016

Caso a sentença da “Machada” seja favorável a Carla e ao seu grupo político, tudo indica que teremos uma disputa de Carla contra Neco, apoiado pelo PR, ou Carla contra um candidato do PR apoiado por Neco, nesse quadro dificilmente surgiria uma terceira força na disputa.

A sentença da “Machadada” sendo desfavorável ao grupo de Carla, estariam de fora da disputa Carla e Neco, podendo nessa situação, surgir várias candidaturas majoritárias, como a do presidente da Câmara Aluizio Siqueira (PP), o ex-secretário de Obras Alexandre Magno (PSD), o ex-prefeito Betinho Dauaire (PR), o vereador Kaká (PTdoB), o vereador Franquis (PR), o deputado Bruno Dauaire (PR), o ex-vereador Gersinho Crispim (SD), entre outros nomes. Isso daria uma sacudida no tabuleiro político e de certa forma confundindo a cabeça do eleitor sanjoanense. Com essa hipótese, além de Carla e Neco, estariam fora da disputa o vereador Alex Firme (PP), o vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB), o suplente de vereador Renato Timotheo (PSC) e o vereador Elísio Motos (PDT), todos estariam com suas candidaturas indeferidas por conta da “Machadada”.

Articulações

O grupo político da ex-prefeita Carla Machado demonstra que caminhará unido independente do resultado da “Operação Machadada”, já no grupo do prefeito Neco, parece que algumas lideranças começam a se distanciar dele, prevendo um impedimento judicial ou uma desistência da sua candidatura. Nos últimos dias pequenos grupos fizeram reuniões isoladas, sobre um possível nome em substituição a Neco, mas o prefeito ainda aposta que com a antecipação dos royalties do petróleo nas contas da prefeitura, onde sua situação política pode mudar e ele voltar a ser um potencial candidato a reeleição.

Candidatos a Vice

As candidaturas a vice-prefeitos de ambos os lados, ainda não está definida, o grupo de oposição ao governo deve reunir-se nos próximos dias para decidir o critério de escolha para a vaga, podendo ser consensual ou através de pesquisa eleitoral quantitativa, os nomes que serão avaliados são Alexandre Magno (PSD), Alexandre Rosa (PRB), Aluizio Siqueira (PP), André Fontoura (PPS), Felipe Estefan (REDE), Osvaldo Barreto (PSDC) e Soninha Pereira (PT). Já o grupo governista ainda não tem nomes para a vaga de vice-prefeito, apesar de alguns murmúrios de que o PR poderia indicar os nomes de Betinho Dauaire, Franquis Areâs ou Odinéia Pereira, isso nunca chegou a ser confirmado.

Últimas Pesquisas

A última pesquisa eleitoral divulgada, do Instituto Pro4, registrada sob a inscrição RJ-09665/2016, divulgada no início do mês maio, mostrou que Carla Machado lidera a corrida eleitoral, alcançando 79,9% contra 20,1% de Neco. Isso indica que Ela será imbatível se estiver na disputa, mas tudo isso depende da sentença judicial, que independente do resultado, cabe recurso de ambas as partes na segunda instância judicial.

Leia também: Sentença da Operação Machadada em junho

Audiência da “Operação Machada” terminou na manhã deste sábado

‘A população de SJB escolherá meu vice’, diz Carla Machado

‘Através de diálogos definiremos quem será o melhor nome para ser meu vice’, diz Neco

“Deveriam ter diminuído despesas desde o início de 2015”, diz Carla Machado

Aluizio Siqueira deverá ser o vice de Carla Machado em SJB

Carla Machado é condenada pelo TCE a devolver dinheiro aos cofres de SJB

Carla Machado não participa de entrevista no Parahybano

Região: Bruno Dauaire eleito Deputado Estadual, Kaká e Carla Machado Suplentes

“Até o dia 27 de junho a antecipação dos royalties estará na conta da Prefeitura”, diz Neco

PR de SJB anunciará apoio a Neco ou lançamento de candidatura própria

Neco reúne lideranças, presta contas do governo e lota Clube Democrata, em SJB