Programa tem o objetivo de desenvolver habilidades emocionais e sociais nos estudantes, além de criar momentos de reflexão e autoconhecimento

A Secretaria de Educação de São João da Barra implementará em 2025 um novo componente curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), abordando temas como liderança e bons hábitos, inteligência emocional, finanças e empreendedorismo. Esse novo componente é o Programa Projeto Vida Life. Em preparação para essa inovação, cerca de 300 professores e mediadores participaram, nesta quinta, 8, e sexta-feira, 9, de uma capacitação no auditório municipal, com o objetivo de conhecer a metodologia e conteúdo do programa.

O Projeto de Vida Life tem o objetivo de desenvolver habilidades emocionais e sociais nos estudantes, além de criar momentos de reflexão e autoconhecimento, formando assim pessoas melhores e preparadas para enfrentar a vida adulta. Nesse contexto, o professor deve focar na formação humana, especialmente nas relações interpessoais entre escola e família.

O material que será disponibilizado aos professores no início do ano letivo será uma ferramenta importante para nortear o trabalho em sala de aula. Inicialmente, serão cinco livros, um para cada ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, além de assessoria pedagógica personalizada por segmento e suporte pedagógico on-line. Os alunos vão descobrir e entender o que gostam, o que não gostam, até onde podem ir, entre outros assuntos.

A capacitação foi ministrada por Sâmela Cavalcante, pedagoga, psicopedagoga e especialista em neurociência. “A capacitação do Projeto de Vida é crucial para os professores dos Anos Iniciais, pois proporciona uma compreensão profunda da importância do projeto de vida dentro da metodologia Life. A implementação do programa destaca os principais pontos que serão trabalhados ao longo do ano, e é essencial para garantir um planejamento eficaz e bem estruturado para o próximo ano letivo, permitindo que os professores estejam melhor preparados para orientar seus alunos no desenvolvimento de habilidades importantes para a vida”, disse.

Janaína Monteiro, coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, acredita que, com a implementação da metodologia complementar de Projeto de Vida nos Anos Iniciais, ao longo dos anos, os conflitos e dificuldades tendem a diminuir. “Com isso, teremos alunos mais responsáveis, engajados, ativos e, nesse contexto, a escola cumprirá seu papel de escolarizar”.