Implantado em 2022 nas unidades escolares da rede pública municipal de ensino de São João da Barra, o projeto Práticas Integrativas vai desenvolver até maio diversas atividades interdisciplinares voltadas à qualidade de vida e à saúde física e mental de 200 alunos, da educação infantil ao ensino fundamental, de sete escolas. Realizado de forma itinerante, a cada trimestre novos alunos e escolas serão atendidos no contraturno escolar.

Segundo a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, a ideia é promover nas escolas uma experiência diferenciada, visando ampliar a percepção da comunicação entre as disciplinas para um melhor aprendizado. Assim, o projeto proporciona reflexão, sociabilidade, sensibilidade e o desenvolvimento pessoal integral por meio de atividades que potencializem as capacidades individuais. Isso também resulta no melhor funcionamento da escola, enquanto ambiente acolhedor para profissionais e estudantes.

O projeto foi estruturado para complementar a formação do educando, além da cognitiva, com ponderações dinamizadas, atividades interativas, jogos e experimentos. São as áreas de psicomotricidade (com Lucian Roberto Cravo), filosofia (Patrícia Dias), música (Marcos Bastos), teatro (Adriana Gomes), nutrição (Graziele Roiz) e arteterapia (Karolyne Alves). Também são desenvolvidas ações para aumentar a conscientização sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade, com o objetivo de estimular práticas comunitárias para uma sociedade sustentável.

— São João da Barra mais uma vez abre precedentes com a inserção do projeto Práticas Integrativas na educação, um desdobramento da Akademia dos Pensadores, criado na gestão da ex-prefeita Carla Machado, e difundido pela prefeita Carla Caputi nas unidades escolares, mas com o mesmo viés filosófico, envolvendo os aspectos físico, sensorial, emocional, mental e espiritual do ser humano — pontuou o subsecretário municipal de Educação, Cláudio Adão Moraes Andrade.

Entre as escolas municipais atendidas neste primeiro trimestre estão: Luiz Délio de Mendonça, João Flávio Batista, Amaro de Souza Paes, Professora Dionélia Gonçalves Santos, Belmiro Ribeiro Alves, além da Creche Municipal Saul de Oliveira e Silva e o Centro Municipal de Educação Avançada II.

Nesta quarta-feira, 22, no João Flávio Batista alunos do 1º, 2º, 3º e 6º anos do ensino fundamental participaram da oficina de teatro. “Estamos incentivando o aluno à preparação e iniciação teatral, trabalhando a sensibilização sensorial e motora. E isso ajuda a expressarem seus sentimentos, emoções, sensações e aflições, ampliando horizonte, melhorando a autoestima e colaborando para torná-los mais criativos e abertos para o mundo em que vivem”, explicou a instrutora de teatro Adriana Gomes.

Já na manhã de terça-feira, 21, alunos da pré-escola da Creche Municipal Saul de Oliveira, que participam do projeto, tiveram atividades voltadas a psicomotricidade. “A nossa função é desenvolver as capacidades sensoriais, preceptivas e motoras, visando uma melhor coordenação que vai auxiliar no processo de ensino e aprendizagem”, disse o professor de educação física, pós-graduado em psicomotricidade, Lucian Roberto Cravo Junior.

Fonte: Secom