avanço

Foto: Elder Amaral

O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, Neco (PMDB), e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta, estarão reunidos na segunda-feira (1º) no Auditório Municipal, às 18h, para debater com a população sanjoanense um projeto idealizado para recuperação da orla de Atafona. O ex-deputado Roberto Henriques (PSD), que enquanto esteve na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) defendeu a realização do estudo e a execução da obra, também garantiu presença.

Segundo Neco, todo projeto já está concluído e o debate vai girar em torno da única indecisão: se a areia que será utilizada para redesenhar a orla será retirada do fundo do rio Paraíba ou do mar. Após essa deliberação o valor total do projeto será definido. A população terá direito a opinar durante o debate. “É muito importante que a comunidade participe da reunião de apresentação do projeto, que os formadores de opinião participem deste encontro nesta segunda”, ressaltou Neco.

Há mais de 50 anos a erosão costeira vem redesenhando a paisagem de Atafona. São cerca de três metros a menos de faixa de areia a cada ano. Desde a década de 1960, mais de 15 ruas e 500 casas foram engolidas pela água. O Pontal, que era completamente povoado, foi totalmente tragado pela força do mar.

Os estudos do INPH sobre o litoral de Atafona tiveram início em 2013. Domenico Accetta, diretor do instituto, foi responsável também por projetos de sucesso nas cidades de Conceição da Barra e Marataízes, no Espírito Santo.

Fonte: Fmanhã