Desenvolvido pela organização Enactus-Cefet/RJ, o projeto Fragata passará a atuar como aliado da cooperativa Arte Peixe disponibilizando suporte em termos de estrutura, capacitação e comercialização da produção que tem como matéria prima o pescado. A visita dos representantes da organização à sede da entidade, em Atafona, litoral de São João da Barra, no último final de semana, foi o primeiro contato junto às cooperativadas para que as ações possam ser postas em prática de imediato.
O objetivo principal, de acordo com o gerente da Enactus, Pedro Castañon, é criar um canal direto com a região metropolitana do Rio da Janeiro para a venda da produção e, em consequência, o aumento nos lucros. “Para que isso seja possível, será realizado um amplo trabalho de divulgação junto a pessoas físicas e jurídicas. A meta é fazer com que as integrantes da cooperativa possam ter um lucro significativo nos negócios e viver exclusivamente do cooperativismo”, explicou.
Oferecer auxílio tecnológico do Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) para manutenção e transformação dos equipamentos visando o aumento da produção e a realização de capacitações em metas e organização, empreendedorismo, boas práticas e cooperativismo também englobam o projeto.
As visitas da equipe da Enactus a Atafona, de acordo com Castañon, serão mensais, com a próxima prevista para o mês de novembro. O prazo para que o projeto seja finalizado, no entanto, não foi estipulado. “Após essa primeira visita a Atafona, que serviu como a imersão junto ao cotidiano e ao trabalho das cooperativadas, estaremos desenvolvendo as ações até que a cooperativa possa caminhar sozinha obtendo resultados satisfatórios nas vendas, que é a etapa final do projeto”.
A secretária da Cooperativa Arte e Peixe, Fernanda Pires, destacou a importância da parceria, que envolve também a prefeitura de São João da Barra, para a ampliação da comercialização dos produtos. “Com o aumento das vendas e lucros, em breve estaremos caminhando com as nossas próprias pernas”, comemora.
Todo esse trabalho de marketing para venda de produtos como bijuterias de escama de peixe e os confeccionados através do beneficiamento do pescado como salgadinhos em geral, hambúrguer, linguiça e nuggets, na opinião do secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Madureira, irá contribuir para aumentar a renda da família dos pescadores, mantendo a tradição da pesca artesanal na região.
Fonte: Secom – SJB