São João da Barra teve uma semana inteira de eventos em comemoração à data

3471_091114203955_janine_gaia...O Brasil comemorou na última quarta-feira, cinco de novembro, o Dia Nacional da Cultura. O município de São João da Barra, reconhecido pela forte valorização cultural, não deixou de realizar uma programação especial. E não foi apenas em um dia, foi uma Semana da Cultura, realizada pela prefeitura, através da secretaria de Educação e Cultura. De segunda, três, a domingo, nove, as atividades comemorativas aconteceram nos prédios históricos do município, patrimônios que no ano passado receberam o Selo de Certificação da Organização para Gestão da Qualidade do Patrimônio Cultural – Herity –, o Cine Teatro São João, o Centro Cultural Narcisa Amália, o Palácio Cultural Carlos Martins, a Estação das Artes Derly Machado, a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga casa da Câmara e Cadeia) e a Igreja Matriz de São João Batista, onde fica a principal praça da cidade.

A programação especial da Semana da Cultura terminou neste domingo, nove, com a apresentação de Apollo e Banda, no projeto Coreto Musical, que acontece todos os domingos, a partir das 19h30, na Praça de São João Batista. Durante o show, professores e alunos de dança de salão estarão se apresentou na Praça. Para a criançada, a noite contou ainda com o projeto Vivarte.

Durante a semana, as atividades movimentaram a cidade e receberam grande público. A abertura reverenciou à sétima arte, o cinema. O Cine Teatro São João, que apresentava também uma exposição de artesanato no foyer, foi palco da Mostra de Filme Nacional e debate sobre a temática do filme com os alunos. Na terça-feira, o cinema continuou com espaço. Foi exibido o curta metragem “As aventuras de Larissa e Cassiane”, dirigido e estrelado por alunas da Escola Municipal José Alves Barreto. O curta foi selecionado para participar do 4º Festival Internacional Pequena Cineasta.

Ainda na terça, o Educandário Santa Cecília realizou no Centro Cultural Narcisa Amália, um café literário. O tema proposto foi “Caravana da poesia e contação literária”. O evento atraiu grande público e destacou obras literárias, com destaque para literatura infantil. Durante o evento, a sanjoanense Izabel Gregório lançou o livro “A menininha e o papel de bala”. “Este é o meu segundo livro e resolvi homenagear as crianças. São João da Barra é minha base e é muito importante poder contribuir para o crescimento das crianças”, disse a escritora.

3471_091114203953_bale....O Dia da Cultura, na quarta-feira, foi comemorado no Palácio Cultural Carlos Martins. A programação, que durou o dia inteiro, contou com aulão de jazz, desenho, teatro e pintura. Os aulões comemorativos foram ministrados pelos professores que desenvolvem as atividades no espaço durante o ano. Além da programação realizada pela prefeitura, o Colégio Estadual Alberto Torres desenvolveu com seus alunos o I Fórum Estudantil da Cultura, que debateu, no Auditório Municipal, a preservação e conservação da cultura local.

A quinta-feira foi dos artesãos, com direito a exposição na Estação das Artes e participação de figurantes do grupo de dança do CEPEG, de Grussaí. Na sexta, foi dia de visitação à antiga Casa da Câmara e Cadeia, atual Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto. O dia contou ainda com apresentação de capoeira com alunos da Apae, grupo de dança do Palácio Cultural e terminou com a Banda Marcial Normete Galdino Viana. Sábado, no Centro Cultural Narcisa Amália, o dia foi dedicado à música. Os músicos do município realizaram um encontro.

A secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Leide Cristina Soares, comemorou o resultado do evento e destacou a ligação do sanjoanense com a preservação da cultura. “Tínhamos certeza que a Semana da Cultura seria um sucesso. Está na raiz do nosso povo conservar a cultura local, seja na preservação dos nossos prédios ou na manutenção da tradição que é passada de geração a geração. Esta semana foi especial como comemoração e tivemos total apoio do prefeito Neco, mas quem visita São João da Barra tem a certeza que o município respira Cultura o ano inteiro”, observou a secretária.

Patrimônio reconhecido

3471_091114203954_IMG_0004Seis prédios históricos de São João da Barra receberam certificação de qualidade durante as comemorações do Dia da Cultura do ano passado. São eles a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto, Centro Cultural Narcisa Amália, Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Palácio Cultural e Igreja Matriz de São João Batista. O Selo de certificação é da Herity, uma organização mundial independente sem fins lucrativos sediada na Itália para a Certificação de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural, que é reconhecida pela Unesco como forte ferramenta de gestão de qualidade de patrimônios culturais. O instituto avalia e certifica patrimônios culturais abertos ao público, como o Coliseu e a Fontana de Trevi, em Roma, e a necrópole de São Pedro, no Vaticano.

Fonte: Secom-SJB